Um dos principais objetivos das políticas de transporte urbano é facilitar o acesso das pessoas a oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação, atividades culturais e de lazer. No entanto, os estudos e as políticas de mobilidade urbana no Brasil costumam dar ênfase aos desafios de reduzir congestionamentos e o tempo que as pessoas gastam no trânsito, ao passo que dedicam pouca atenção ao tema da acessibilidade urbana.
Este estudo apresenta os primeiros resultados do Projeto Acesso a Oportunidades, e faz um retrato das desigualdades de acesso a oportunidades nas maiores cidades brasileiras no ano de 2019 com estimativas de acesso a empregos, serviços de saúde e educação.
Nesta primeira edição, o estudo inclui estimativas de acessibilidade por modos de transporte ativo (a pé e de bicicleta) para as 20 maiores cidades do país, e por transporte público para 7 grandes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba).
O projeto combina dados de registros administrativos, pesquisas amostrais, dados de imagens de satélite e de mapeamento colaborativo para calcular os níveis de acessibilidade em alta resolução espacial e desagregados por grupos socioeconômicos segundo nível de renda e cor/raça.
Centro x periferia
Os resultados revelam dois padrões gerais:
Em todas as 20 cidades estudadas, a concentração de atividades nas áreas urbanas centrais aliada à performance/conectividade das redes de transporte leva a áreas de alta acessibilidade próximas ao centro das cidades, em contraste com regiões de periferia marcadas por desertos de oportunidades.
Ainda, os resultados apontam que a população branca e de alta renda têm em média mais acesso a oportunidades de trabalho, saúde e educação do que a população negra e pobre em todas as cidades estudadas, independentemente do meio de transporte considerado.
Projeto Acesso a Oportunidades
O Projeto Acesso a Oportunidades é uma pesquisa coordenada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e que visa compreender a condições de transporte e as desigualdades de acesso a oportunidades nas cidades brasileiras.
O nível de acessibilidade de uma cidade ou bairro depende da eficência e conectividade da rede de transporte, mas também da proximidade entre pessoas e atividades. A promoção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes exige políticas que melhorem a acessibilidade urbana e reduzam as desigualdades de acesso a oportunidades.
O projeto tem três objetivos: 1. Estimar anualmente o acesso da população a oportunidades de trabalho, serviços de saúde e educação por modo de transporte nos maiores centros urbanos do Brasil; 2. Criar uma base de dados abertos para acompanhar anualmente as condições de acessibilidade urbana nas cidades brasileiras; 3. Construir redes de pesquisa para utilizar esses dados em estudos comparativos e no planejamento e avaliação de políticas públicas.
*Os autores desta pesquisa são: Rafael H. M. Pereira; Carlos Kauê Vieira Braga; Bernardo Serra; Vanessa Gapriotti Nadalin