Mobilidade Urbana e o Acesso ao SUS para atendimento à Covid-19

Mobilidade Urbana e o Acesso ao Sistema Único de Saúde Para Casos Suspeitos e Graves de Covid-19 nas Vinte Maiores Cidades do Brasil

Facsímile da capa do documento

Facsímile da capa do documento

créditos: Reprodução

Autor: Ipea

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasil (20 maiores cidades)

Ano: 2020

Trabalho do Ipea avaliou as condições de acesso aos postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nas seguintes cidades:  Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Fortaleza, São Gonçalo (RJ) , Porto Alegre, Duque de Caxias (RJ), Goiânia, Campinas(SP), Guarulhos (SP), Salvador, Recife, Campo Grande, Maceió, Belém, Manaus, São Luís e Natal.

A nota técnica tem como objetivos:


(1) estimar quantas são e onde moram as pessoas mais vulneráveis com maior dificuldade de acessar equipamentos de saúde; e


(2) apontar quais são os estabelecimentos de saúde que poderão ter maior estrangulamento de demanda, considerando-se sua capacidade de oferta de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs). 


Na primeira parte desta nota, foram estimadas, para as vinte maiores cidades do Brasil, quantas são e onde moram as pessoas mais vulneráveis (baixa renda e acima de 50 anos de idade) que:

a) não conseguiriam acessar a pé, em menos de trinta minutos pelo menos, um estabelecimento que atende pelo SUS e que poderia fazer triagem e encaminhamento de pacientes suspeitos de Covid-19; e

b) que moram a uma distância maior do que 5 km de um hospital com capacidade de internar pacientes em estado grave de insuficiência respiratória. Na segunda parte, este estudo traz ainda algumas estimativas do número de leitos de UTI adulto e respiradores por habitante na zona de captação de cada hospital.

Arquivos
Download
Mobilidade urbana e atendimento para Covid-19
Estudo avaliou acesso de moradores a postos de atendimento do SUS nas 20 cidades mais populosas do Brasil. Dados de abril 2020.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário