Global mortality from outdoor fine particle pollution generated by 2 fossil fuel combustion

Estudo publicado na revista Environmental Research por cientistas da Universidade de Harvard, em colaboração com a Universidade de Birmingham, a Universidade de Leicester e o University College London (UCL).

Diferenças por regiões das concentrações por emiss

Diferenças por regiões das concentrações por emissões

créditos: Reprodução

Autor: Karn Vohra e outros*

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2021

 

Mais de 8 milhões de pessoas morreram em 2018 devido à poluição por queima de combustíveis fósseis, como o diesel e o carvão. Isto significa que 1 em cada 5 mortes no mundo teve como causa essa modalidade de contaminação do ar - estimativa significativamente superior à de pesquisas anteriores. 

 

Para chegar a esses resultados, que superam outros baseados em imagens de satélite, os pesquisadores de Harvard se voltaram para GEOS-Chem, um modelo global 3D de química atmosférica com alta resolução espacial. Com isso, foi possível dividir o globo em uma grade com caixas de até 50 km x 60 km e observar os níveis de poluição em cada caixa individualmente. 

 

Outra inovação foi o modelo de avaliação da ligação entre os níveis de concentração de partículas e os resultados em saúde, desenvolvido pelos professores de Epidemiologia Ambiental de Harvard, Alina Vodonos e Joel Schwartz. Este novo modelo encontrou uma taxa de mortalidade mais alta para exposição às emissões de combustíveis fósseis a longo prazo, inclusive em concentrações mais baixas. 

 

*Autores:

Karn Vohra, School of Geography, Earth and Environmental Sciences, University of Birmingham, Birmingham, UK 

Alina Vodonos, Harvard T.H. Chan School of Public Health, Department of Environmental Health, Harvard University, Boston, MA, USA 

Joel Schwartz, Harvard T.H. Chan School of Public Health, Department of Environmental Health, Harvard University, Boston, MA, USA 

Eloise A. Marais, Department of Geography, University College London, London, UK 

Melissa P. Sulprizio, John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, Harvard University, Cambridge, MA, USA 

Loretta J. Mickley, John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, Harvard University, Cambridge, MA, USA 

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Estudo publicado na revista Environmental Research por cientistas da Universidade de Harvard, em colaboração com a Universidade de Birmingham, a Universidade de Leicester e o University College London (UCL).

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