Foram levantados todos os modelos de veículos automotores em circulação no Brasil e as suas emissões em gramas por quilômetro rodado (gCO2/km), tendo como base os dados já disponibilizados pelo IBAMA (e disponíveis no site do Instituto: http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php).
Somente os valores referentes a emissões de CO2 foram considerados e os automóveis foram agrupados por cilindrada, para facilitar o entendimento e comparação dos dados.
A emissão de GEE está diretamente ligada ao consumo de combustível do automóvel, sendo que aquele que é mais eficiente (que percorre maior quilometragem por litro de combustível) possui um menor volume de emissões de CO2. Sendo assim, analisar o tipo de combustível utilizado também é fundamental. Foi descontada a parcela de etanol dos combustíveis em 17,7% para gasolina (E22) e 100% para álcool hidratado (E100).
No caso dos veículos flex, foi calculada a média entre a emissão com gasolina e com álcool hidratado. Esta forma de cálculo favorece substancialmente aos veículos flex, uma vez que suas emissões são reduzidas em aproximadamente 50% pois o combustível álcool hidratado é considerado como emissão zero.