Sampapé atualiza mapa Vá a Pé (2019)

Gráfico mostra os tempos de caminhada entre as estações de metrô em São Paulo. Os dados foram atualizados em fevereiro de 2019

Brasil / São Paulo-SP

Mapa Vá a Pé

Mapa Vá a Pé (2019)

créditos: Sampapé

O coletivo Sampapé acaba de publicar a atualização de seu mapa, que mostra os tempos de caminhada entre as estações de metrô na capital paulista. A organização trabalha desde 2012 para estimular a mobilidade a pé na cidade e para mostrar que em vários casos é preferível caminhar a usar o transporte público ou, pior ainda,  sair de carro.

 

Alguns trajetos entre duas estações de Metrô em SP são tão curtos que poderiam ser percorridos em menos de dez minutos de caminhada. Já outros têm uma distância tão longa entre estações que poderiam entrar na programação de exercícios da semana.

A primeira versão, lançada em 2013, contemplava apenas a região central da cidade e não contava com todas as estações da Linha Amarela, por exemplo. O mapa provoca as pessoas a combinar o transporte público com a caminhada, talvez desembarcando algumas estações antes ou entrando em estações mais distantes.

 

O mapa mostra que a principal estação do Metrô paulistano, a Sé, está a 8 minutos de distância das estações Liberdade, Pedro II e Anhangabaú. Os trajetos são curtinhos também entre as estações Armênia - Tietê, Santo Amaro - Largo Treze, Santa Cecília - Marechal Deodoro e Clínicas - Sumaré.

 

Também estão incluídas no mapa dois “atalhos” a pé entre estações de linhas diferentes, como Anhangabaú - São Bento e Ana Rosa - Chácara Klabin. “Muitas vezes vale mais a pena trocar a baldeação por alguns minutos caminhando na rua, especialmente em regiões com alta concentração de estações”, destaca Leticia Sabino, fundadora do Sampapé.

Outros Mapas

Ver todos os mapas dessa cidade