Travestis poderão descer do ônibus fora do ponto em São Paulo

Prefeitura inclui travestis e transexuais entre os beneficiários da lei que garante o desembarque noturno fora do ponto de mulheres e idosos

Notícias
 

Fonte: UOL  |  Autor: Estadão Conteúdo  |  Postado em: 25 de outubro de 2016

Lei permitirá a travestis o desembarque fora do po

Lei permitirá a travestis desembarcar fora do ponto à noite

créditos: Leon Rodrigues/ Secom

 

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), incluiu travestis e transexuais entre os beneficiários de uma lei, sancionada em julho, que garante o desembarque fora do ponto de mulheres e idosos que utilizam o transporte público na capital.

 

Decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de sexta-feira (21), que regulamenta a lei, incluiu um artigo especificando que "deverá ser considerada a identidade de gênero autodeclarada, independentemente do que constar em documento ou registro público, sendo permitido, portanto, o desembarque de travestis e de mulheres transexuais".

 

A lei, de autoria dos vereadores Gilberto Natalini (PV) e Toninho Vespoli (PSOL), prevê a parada "em local que obedeça ao trajeto regular da linha e onde não seja proibida a parada de veículos".

 

Não é permitido descer, por exemplo, fora do ponto em corredores exclusivos de ônibus à esquerda do viário, em viadutos, pontes e túneis.

 

O benefício passou a valer somente no horário de operação noturna, a partir das 22 horas até às 5 horas do dia seguinte, em dias úteis, feriados e fins de semana. Pessoas que estiverem acompanhando as mulheres e os idosos também poderão desembarcar. Motoristas deverão ser avisados com antecedência. 

 

Leia também:

Prefeitura autoriza desembarque de mulher e idoso fora do ponto em SP 

Bike em ônibus é liberada em São Paulo fora do horário de pico

Falta de estrutura no transporte coletivo afeta a vida das mulheres 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário