Italianos constroem bicicleta voadora de Da Vinci

Bike desenhada pelo gênio italiano Leonardo Da Vinci ficará em exibição durante todo o ano de 2017, em Milão

Notícias
 

Fonte: Bonde/ ANSA  |  Autor: Bonde/ ANSA  |  Postado em: 28 de novembro de 2016

Projeto do artista que era vidrado em invenções vo

Projeto do artista que era vidrado em invenções voadoras

créditos: Divulgação

 

A bicicleta voadora do gênio italiano Leonardo Da Vinci saiu dos rascunhos e veio para a vida real. O veículo foi reconstruído em escala 1:2, com cinco metros de envergadura. 

 

O protótipo foi apresentado em Milão, em uma coletiva para a imprensa internacional na mostra "Leonardo 3 - O mundo de Leonardo". Mas a bike ficará em exibição durante todo o ano de 2017, em Milão. 

 

Além de cientista, pintor, matemático, escultor, arquiteto e engenheiro, Leonardo Da Vinci também foi um grande inventor. O precursor da aviação e da balística era vidrado em invenções voadoras e, na tentativa de imitar os pássaros, projetou uma "bicicleta que voa".

 

O projeto provém da "página 897" do Código Atlântico, a obra mais ampla das ideias do renascentista e, originalmente, tem duas versões. Uma com apenas um piloto, e a outra com dois; no entanto, ambas recordam a postura de um ciclista, mesmo se na época a bicicleta ainda não tinha sido criada. Com asas que batem como as aves, a criação foi desenvolvida quando Da Vinci era bastante jovem. 

 

Primeira bússola

O curador da mostra, Edoardo Zanon, recorda: "Leonardo pensou logo depois em uma solução mais eficaz para o voo. Apesar disso, o projeto esconde uma particularidade tecnicamente extraordinária. Em frente à visão do piloto, ele desenhou uma ampola oca com um ponteiro dentro que se mexe: trata-se provavelmente da primeira bússola da história". 

 

Entre os objetos e reproduções da mostra, há um multimídia em 3D do Homem Vitruviano, com todas explicações traduzidas, e a "bomba de fragmentação". A partir do dia 10 de dezembro, os visitantes da mostra também poderão se vestir como Jesus e seus apóstulos para fazer uma releitura viva da pintura mítica "Santa Ceia". 

 

Leia também:

Portugal abre amanhã (17) o encontro "Cientistas pelo Ciclismo" 

Fontus: garrafa se enche de água sozinha com as suas pedaladas 

Bicicleta-foguete quebra recorde mundial de velocidade

Mineiro constroi bicicleta de 20 metros e 25 lugares

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário