Milão planeja construir 750 km de ciclovias até 2035

Obras do primeiro trecho do plano cicloviário começam em fevereiro. Plano é criar uma rede de ciclovias ligando a cidade italiana aos 133 distritos da área metropolitana

Notícias
 

Fonte: Milano Today  |  Autor: Mobilize Brasil (edição)  |  Postado em: 14 de janeiro de 2022

Estação de bicis compartilhadas no centro de Milão

Estação de bicis compartilhadas no centro de Milão (Itália)

créditos: Reprodução

A cidade de Milão, na Itália, anunciou oficialmente o compromisso de construir 750 km de ciclovias até 2035. O anúncio faz parte do plano do município, aprovado no final de novembro, de tornar a bicicleta a forma de transporte mais atraente para a população. A ação se integra ao plano geral da cidade de zerar emissões até 2050, cumprindo assim metas do Acordo de Paris.

 

O plano como um todo deve ser implantado até 2035, mas o primeiro trecho (Milão-Idroscalo) já começa a ser construído em fevereiro e deverá ser concluído até o período do verão europeu, que inicia em junho, informa o Conselho Metropolitano de Milão.

 

Planejada a partir de dados que mostram os deslocamentos dos residentes, a rede de 24 ciclovias interligará a estrutura já existente a novos corredores para bikes. A intenção é conectar Milão aos 133 distritos (comunas) da área metropolitana.

 

A expectativa é que, com a rede de ciclovias, 86% dos moradores fiquem distantes apenas um quilômetro dos principais serviços, como hospitais, escolas e comércios, de toda a cidade.

 

Projeto de rede cicloviária a ser implantada em Milão até 2035. Imagem: Prefeitura de Milão

 

Rede Câmbio

Segundo a rede Câmbio, como está sendo chamado o plano anunciado, a intenção é construir 24 corredores para bicicletas, o bastante para permitir que no mínimo 20% das pessoas possam se deslocar de bicicleta. 

 

O plano consiste de quatro linhas circulares dispostas concentricamente ao  centro da cidade, e com derivações por 16 linhas radiais. Outras quatro ciclovias, no conceito de corredores verdes, irão conectar a área municipal à região metropolitana.

 

"É um projeto que vê o ciclismo como uma força-motriz do desenvolvimento, integrando proteção ambiental, segurança, desenvolvimento econômico e bem-estar geral", defendem a equipe do Conselho Metropolitano.

 

Ao longo da rede de ciclovias serão implantados estacionamentos para bicicletas, iluminação responsiva (que acende apenas quando o ciclista passa pela via), e toda a infraestrutura necessária para a segurança e conforto de quem pedala.

 

O custo do projeto é avaliado em 250 milhões de euros, mas a economia gerada, avalia o Conselho de Milão, é estimada em um bilhão de euros, já que reduzirá congestionamentos, acidentes de trânsito, bem como melhorará a saúde das pessoas.

 

"De bicicleta você já teria chegado", diz a frase provocativa na faixa em Milão. Foto: Reprodução/Milano Today

 

Leia também:
Que tal percorrer Roma em um tour de patinete ou bike elétrica?
Ciclovia, áreas verdes: o desafio europeu de reaver moradores do campo
Milão anuncia plano para reduzir uso do carro após a quarentena
Itália oferecerá 500 euros para pessoas comprarem bicicletas
Paris anuncia investimento bilionário por uma cidade 100% ciclável


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário