Praia Grande (SP) quer atingir 100 km de ciclovias nos próximos anos

Hoje com 84 km de vias para ciclistas - a maior rede da Baixada Santista - município anuncia que deve construir mais 16 km e prosseguir incentivando o uso da bicicleta

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Orion Pires  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2017

Praia Grande tem pouco mais de 84 km de ciclovias

Praia Grande tem pouco mais de 84 km de ciclovias

créditos: Hebe Dorado/Arquivo Pessoal

 

A cidade litorânea de Praia Grande, na Baixada Santista, tem 84 km de vias exclusivas para bicicleta. Por essas vias a população pedala à vontade, sem se preocupar com carros, motos ou ônibus. De acordo com a prefeitura, o município tem a maior extensão de ciclovias entre as demais localidades do litoral paulista.

 

E os planos da atual administração são investir mais ainda no crescimento da infraestrutura cicloviária, tal como vem fazendo nos últimos anos. Entre 2008 e 2016, cerca de 28 km de ciclovias foram construídas. Agora, a meta é atingir 100 km, anunciam os gestores. 

 

O sistema cicloviário em Praia Grande passou, em 2008, de um total de 56,3 km de ciclovias construídas para 84,2 km no ano passado. 

 

Segundo a chefe da seção de Educação e Segurança de Trânsito, Elaine Fornaziere, além do trabalho integrado de dar continuidade e manter as ciclovias sem interrupções e conservadas, também foram criados projetos para beneficiar ciclistas e publicados materiais de divulgação sobre bicicletas.

 

Cadastro

Segundo dados oficiais, o município conta hoje com 19 mil ciclistas cadastrados. Em 2011, teve início a política pública de incentivo que incluiu o selo "ciclista cidadão", feito em parceria entre o órgão público e as bicicletarias. A proposta surgiu da dificuldade que havia em identificar os donos das bicicletas nos casos de acidente ou roubo, por exemplo. "Hoje, quem compra uma bicicleta em Praia Grande já sai da loja com o selo de identificação. É quase um documento”, comenta Fornaziere.

 

Com planejamento, a Prefeitura espera entregar nos próximos anos pelo menos mais 16 km de ciclovias, totalizando 100 km ao longo de todo município. “É importante dar continuidade no sistema. Temos ciclovia de ponta a ponta, desde o limite com Mongaguá até a Ponte do Mar Pequeno em São Vicente. Estamos agora na fase de investimento em iluminação em vários trechos da Via Expressa Sul e, cada vez mais, contribuindo para a cultura de trafegar corretamente e com responsabilidade”, afirma a responsável do Trânsito.

 

Iluminação na via marginal da Expressa melhorou segurança. Foto: Prefeitura/ Divulgação    

 


Leia também:

Imagens do novo VLT na Baixada Santista (SP) 

Bike Kids chega a 2,6 mil cadastrados em Santos (SP) 

Food bikes invadem avenida de Santos (SP) no próximo sábado (9) 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário