Brasil tem, em média, 32 ciclistas internados por dia devido a acidentes

Levantamento mostra que 1.357 ciclistas morreram no trânsito em 2014. Motoristas não respeitam os ciclistas e as marcações das ciclovias

Notícias
 

Fonte: G1/ Bom Dia Brasil  |  Autor: G1/ Bom Dia Brasil  |  Postado em: 06 de março de 2017

Sem ciclovia (ou calçada!) ciclista se arrisca ent

Sem ciclovia (ou calçada!) ciclista se arrisca entre carros

créditos: Reprodução / Bom Dia Brasil

 

Trinta e dois ciclistas são internados por dia no Brasil vítimas de acidentes. Muitas vezes nem a ciclovia é respeitada. O telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, flagrou carros invadindo a ciclovia.

 

A malha de ciclovias em todo o país aumentou muito nos últimos anos, mas falta educação no trânsito. Motoristas não respeitam ciclistas, não respeitam sequer as marcações das ciclovias.

 

O empresário Cláudio Garbi guarda em casa as dezenas de medalhas conquistadas em provas de triatlo. Ele também tem uma outra recordação. Só que essa, nada agradável. É a bicicleta toda quebrada.

 

É que, há um mês, ele e um amigo foram atropelados enquanto andavam de bike em uma pista de Brasília. Imagens mostram que o carro sai de uma rua e avança em direção aos ciclistas. O motorista não prestou socorro.

 

“Eu rolei uns 10 metros, a minha bicicleta quebrou e o meu amigo, que estava do meu lado, ainda rolou em cima do capô do carro do cara”, contou Cláudio.

 

Colar na traseira do ciclista ou apertá-lo contra a calçada é uma infração grave. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o motorista tem que ficar a um metro e meio de distância do ciclista em pistas ou em ciclofaixas.

 

Mas tem motorista que parece brincar com a vida dos ciclistas. Em um vídeo mostrado na reportagem, um carro passa raspando por um grupo. Um deles quase perde o controle da bike.

 

O último levantamento do Ministério da Saúde - feito em 2014 - sobre acidentes de trânsito diz que 1.357 ciclistas morreram em todo o país. Em 2013 foram 1.348 mortes.

 

O gasto com ciclistas acidentados é alto. Em 2015, foram 10.935 internações de ciclistas, o que gerou um custo de R$ 13,2 milhões ao Sistema Único de Saúde. No ano passado, esse número aumentou. Foram 11.741 internações com o custo aproximado de R$ 14,3 milhões.

 

“Muitas vezes os motoristas acham que, então, a bicicleta não tem o direito de andar na rua, mas tem. Então, tem que ter uma campanha educativa nesse sentido, ter ciclovia não impede ciclista de andar na rua”, disse Raphael Dorneles, da ONG Rodas da Paz.

 

Ciclista acuado

Nem nas ciclovias os ciclistas conseguem pedalar direito. Em Goiânia, motoristas ignoram a faixa exclusiva. Caminhões, carros e motos usam o espaço a toda hora. O ciclista mesmo passa no canto, com medo de ser atingido pelos veículos. Isso também acontece em Salvador. 

 

Em Brasília, os motoristas transformaram o espaço das bicicletas em estacionamento. Tem carro parado até embaixo da placa.

 

Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, tem 90 km de ciclovias e ciclofaixas que não são interligados. E quem vai para o trabalho de bicicleta passa por trechos perigosos. 

 

O especialista em trânsito David Duarte acredita que é preciso investir mais em ciclovias. “O motorista no Brasil infelizmente ainda não está preparado para conviver com ciclista nas vias. Ele desrespeita, e não se coloca no lugar do ciclista. As nossas ciclovias e ciclofaixas ainda são, na sua maioria, construídas de forma precária, o que representa muito risco para o ciclista", disse o especialista. 

  

Leia também:

Ciclistas de Manaus fazem ação de trânsito para sensibilizar motoristas
Aprovada proposta que torna infração gravíssima estacionar sobre ciclovia
Novas ciclovias, velhos equívocos: a política de (i)mobilidade do DF


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário