Concurso quer revitalizar escadarias do Jardim Ângela em SP

Projetos para o concurso 'Passagens Jardim Ângela', do Instituto Cidade em Movimento, poderão ser inscritos até 10 de maio. Resultado sai em junho

Notícias
 

Fonte: Instituto Cidade em Movimento/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de março de 2017

Escadarias do Jardim Ângela receberão projeto de m

Escadarias do Jardim Ângela receberão projeto de melhoria

créditos: Irene Quintans

 

Um programa internacional já realizado em cidades como Barcelona, Xangai e Toronto, busca agora propostas inovadoras para a revitalização de três passagens de um bairro da periferia de São Paulo, o Jardim Ângela, na zona sul. O objetivo é melhorar a mobilidade local e o acesso à Estrada do M’Boi Mirim, a principal via que serve o bairro. 

 

As inscrições para o concurso “Passagens Jardim Ângela” foram abertas em março e vão até 10 de maio. O concurso é uma realização do Instituto Cidade em Movimento (IVM - Institut pour la ville en Mouvement), com sede na França e escritórios na China, Argentina e Brasil. 

 

Um novo olhar

Com cerca de 300 mil habitantes e centenas de escadarias, rampas e vielas, o Jardim Ângela se tornou conhecido pelos altos índices de violência, por estar instalado em área de mananciais, por sua ocupação irregular e a alta demanda por transporte, já que a grande maioria de seus moradores – mais de 80% – trabalha longe da casa.

 

O concurso “Passagens Jardim Ângela” propõe um novo olhar para a região. Ele tem como objetivo a revitalização de três passagens do bairro, a fim de melhorar a qualidade da mobilidade local, de pessoas e bens, e sua integração com a Estrada do M’Boi Mirim, principal eixo de comércio, serviços e conexão com a rede de transportes públicos.

 

Os projetos – para uma, duas ou as três passagens – devem ser inscritos até 10 de maio pelo site www.concurso.cidadeemmovimento.org, onde também é possível consultar o edital do concurso. 

 

Podem participar arquitetos, ativistas, coletivos, ONGs, profissionais e estudantes de todas as carreiras que tenham interesse em problemáticas urbanas, sociais e ambientais. 

 

Os projetos finalistas serão anunciados em maio pelo IVM. No julgamento serão levados em conta alternativas inclusivas e replicáveis que provoquem o maior impacto urbano e social com a menor intervenção possível. 

 

Os autores participarão de um workshop internacional no Jardim Ângela no início de junho com organizações locais e os vencedores serão conhecidos no dia 10 de junho. 

 

Serviço 

Concurso Passagens Jardim Ângela

Realização: Instituto Cidade em Movimento (IVM) 

Inscrições: 15/3 a 10/5 em www.concurso.cidadeemmovimento.org

Mais informações: www.cidadeemmovimento.org 

 

Leia também:

Escadaria é requalificada no Jardim Ângela, em SP 

Prefeitura de SP recua sobre construção de estação Jardim Ângela do metrô 

Projeto Passagens, uma plataforma para mapear pequenas vias da cidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário