Crianças descobrem Sorocaba (SP) em cima de uma bike

A bicicleta aos olhos dos pequenos, na cidade brasileira conhecida por ser aquela que tem a maior extensão de ciclovias em relação à sua malha viária

Notícias
 

Fonte: Jornal Cruzeiro  |  Autor: Daniela Jacinto  |  Postado em: 21 de agosto de 2017

Murilo, que já chegou a pedalar quase 40 km!

Murilo, que já chegou a pedalar quase 40 km!

créditos: Emídio Marques/ JCS

No meio da cidade tem um trecho de terra em que é possível ver animais como vaca, cavalo e capivara. Tem também um lugar em que há uma pequena ponte de madeira que ao invés de servir como passarela para atravessar o rio, conduz as pessoas até a água. Há ainda um mirante, de onde é possível observar uma maravilhosa paisagem. 

Esses são alguns detalhes da cidade paulista de Sorocaba, observados atentamente pelas crianças que curtem fazer passeios de bicicleta pela cidade na companhia de seus pais. Esses meninos e meninas também curtem pedalar pela ciclovia que margeia o rio Sorocaba e gostam de ir até pontos de lazer como o Parque das Águas e o Parque do Paço, onde fica o prédio da Prefeitura.

Pedalar é a maior aventura
Joaquim Ribeiro Notaro, de 5 anos, e sua irmã Joana, de apenas 3 anos, percorrem a cidade na mesma bicicleta que o pai, Luiz Vinicius, que é educador físico especialista em ciclismo. Luiz adaptou a bike para usá-la junto com os filhos e colocou nela duas cadeirinhas. É assim que vão para a escola e demais lugares de Sorocaba. 

Os três amam andar de bicicleta. "É uma aventura, dá friozinho na barriga", disseram. Capacete é um dos itens de segurança obrigatórios.

No caminho para a escola, Joaquim conta que tem um trecho em que a rua é de terra e eles adoram ver animais como vaca e cavalo. "Tem também trator", emenda Joana. Eles saem do Jardim Fazenda Imperial, em Sorocaba, e vão até o Jardim Maria José, em Votorantim, num percurso de aproximadamente três quilômetros.

Os dois irmãos também andam sozinhos de bicicleta. Joaquim sabe pedalar bem e já faz aulas de bicicross. Joana tem uma pré-bike -- bicicleta sem pedal, em que a criança toca os pés no chão para embalar, o que ajuda a ter equilíbrio. O pai a ensinou como deve fazer. "Corre, corre, corre e ergue a perninha", conta a menina. 

"O Joaquim também aprendeu a andar de bicicleta com a pré-bike. Em pouco tempo já se equilibrava bem e daí ganhou uma de pedal. Não teve de fazer como a maioria, que usa bicicleta com rodinhas", comenta orgulhoso Luiz Vinicius. 

Joaquim e sua irmã Joana percorrem a cidade na bicicleta do pai. Foto: Emídio Marques/ JCS

Parque das Águas
Outro lugar que gostam em Sorocaba é o Parque das Águas. O parque, aliás, é unanimidade entre as crianças entrevistadas. Murilo Vieira da Rocha, de 7 anos, que costuma passear de bicicleta com seus pais, Mauro e Gislaine, também elenca o local como um de seus favoritos. "O que mais gosto de lá é da escultura em forma de uma bola vermelha", diz referindo-se à obra Criador e criação, de Chico Niedzielski.

Outro lugar de Sorocaba que Murilo acha bonito é o Paço Municipal, onde fica o prédio da Prefeitura. Como anda muito de bicicleta - já chegou a pedalar quase 40 km! - Murilo conhece muita coisa. "Tem um mirante na avenida Fernando Stecca", conta, emendando que de lá dá para ver uma bela paisagem.

Murilo lembra que também já passou de bicicleta pelo Mercado Distrital e pelo Horto Florestal e recentemente realizou o primeiro passeio junto com um grupo que percorre trilhas, e foram todos (incluindo seus pais) para Capela do Alto, cidade vizinha de Sorocaba.

Os irmãos Enzo Molina Marins, de 12 anos, e Vitor, de 7, andam de bicicleta todos os dias no condomínio onde moram, mas o mais legal, dizem, é quando saem com o pai, Renato, pelas ruas da cidade.

Às margens do rio
Eles gostam de passear pela margem do rio Sorocaba, ver a natureza ao redor desse caminho, e principalmente passar por lugares que muita gente não repara. Vitor conta que gosta do "túnel", que é quando eles passam de bicicleta por baixo da ponte, e também curte um caminho que vai até a Usina Cultural. "Gosto especialmente de um local perto do rio onde tem uma pequena ponte de madeira que desce para a água", conta o menino.

Já seu irmão, o Enzo, afirma que aprendeu a andar sem rodinhas bem cedo e ainda lembra de como ficou feliz quando conseguiu. "Eu tinha uns 4 ou 5 anos", comenta. Atualmente, é o Enzo que ajuda seus amigos do condomínio a tirar a rodinha da bike. "Gosto muito de andar de bicicleta. Faz bem para a saúde e é divertido." 

Os irmãos Enzo e Vítor, que adoram pedalar pelas ruas da cidade. Foto: Fábio Rogério

Para quem quer aprender a pedalar
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes - Trânsito e Transportes, promove todos os domingos, das 8h às 12h, no Parque das Águas, o projeto Escola do Pedala. O objetivo é ensinar pessoas de todas as idades a andarem de bicicleta ou até mesmo aperfeiçoarem suas pedaladas. A atividade é gratuita e para participar basta chegar no local no horário. Não é preciso fazer inscrição prévia.

A Urbes disponibiliza os equipamentos e os participantes são acompanhados por um instrutor durante o percurso. Mais informações: (15) 3331-5000.

Leia também:
Após ciclovias e bike share, Sorocaba (SP) planeja um VLT
Mapa do Plano Cicloviário de Sorocaba, SP
Campanha voltada a ciclistas acontece hoje (12) em Sorocaba
Estrutura cicloviária em cidades do Brasil (km)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário