Lançada bicicleta elétrica urbana 100% fabricada no Brasil

Criada pelo piloto de corridas Lucas di Grassi, a EDG Niobium e-Bike é uma bicicleta elétrica capaz de rodar até 100 km sem precisar de recarga

Notícias
 

Fonte: Vavel  |  Autor: Fernando Rhenius  |  Postado em: 09 de novembro de 2017

Piloto com sua e-bike EDG Niobium, que chega ao me

Piloto com sua e-bike EDG Niobium, que chega ao mercado

créditos: Divulgação

Lançada na terça-feira passada (7) em São Paulo, a EDG Niobium e-Bike é uma bicicleta elétrica urbana inteiramente projetada, desenvolvida e fabricada no Brasil. A EDG, empresa de tecnologia fundada pelo piloto Lucas di Grassi, é quem assina o produto, que chega ao mercado ostentando qualidades como um meio de transporte de zero emissão de poluentes.

Atual campeão mundial da Fórmula E (categoria de carros elétricos), di Grassi é piloto da Audi Sport e também pratica uma modalidade de competição entre carros autônomos. Com experiência técnica em veículos elétricos, fundou a EDG em parceria com a Electric Dreams, empresa baseada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Alta tecnologia
Com a colaboração de engenheiros aeroespaciais, Grassi desenvolveu a EDG Niobium e-Bike, a única bicicleta elétrica do país capaz de rodar até 100 km sem precisar de recarga. Para aumentar sua autonomia, durabilidade, resistência e eficiência, o quadro da bike é feito em nióbio, fruto da parceria com a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), que fornece o material, muito usado na indústria de alta tecnologia – como em aparelhos de ressonância magnética e até mesmo na propulsão de foguetes.

Outro diferencial desta e-bike entre as demais no mercado é a bateria de íons de lítio, mesmo material usado nos veículos de alta tecnologia, como a bateria usada na Fórmula E. A peça fica alojada no interior do quadro de nióbio, o que distribui a massa do conjunto, que no total pesa apenas 15 kg. 

Com porta USB-C, seu tempo de recarga é de 25 km de autonomia por 1 hora de carga. A EDG já possui tecnologia para uma recarga de 6 minutos para 100 km. Além disso, a EDG Niobium e-Bike conta com sistema de recuperação energética, como acontece nos carros da Fórmula E e da Fórmula 1: a energia das frenagens é transformada em eletricidade que retorna à bateria.

“Desenvolvemos o produto baseado nas expectativas e nas necessidades do usuário moderno. Conectividade, confiabilidade, resistência, autonomia, baixo custo por quilômetro rodado, e eficiência”, ressalta Di Grassi.

O fundador da EDG justifica a opção pelo projeto da e-bike. “O carro elétrico ainda é uma realidade distante no Brasil, muito disso em virtude da ausência de infraestrutura para recarga destes veículos. Por isso, o primeiro meio possível de transporte movido a eletricidade, com capacidade de adesão em massa, na visão geral de transformar a mobilidade urbana brasileira, tem de ser a bicicleta, que tem o menor custo por quilômetro rodado, o que é 167 vezes mais eficiente do que um automóvel leve”, afirma Di Grassi.

Mais informações sobre vendas e valores da EDG Niobium e-Bike não foram divulgadas ainda.

EDG Niobium e-Bike - Informações Técnicas
Peso: 15 kg
Potência do Motor: 700 W
Torque Máximo: 47 N.m
Velocidade Máxima: 50 km/h (limitada em vias públicas a 25km/h)
Autonomia: 100 Km
Bateria: Em íons de lítio com células 21700 de tecnologia automotiva e carregamento por USB-C
Quadro: Feito em liga de aço-nióbio com desenho estrutura de suspensão feito por computador
Conectividade: smartphone via Bluetooth para iOS e Android
Software e Controles: Sistemas KERS e ABS de freio traseiro, 3 modos de controle de assistência elétrica, GPS integrado, Rede Mesh de dados do usuário, computador de bordo interno
Comprimento: 1,78m
Largura: 0,62m
Altura: 0,97m
Altura do Assento: Ajustável
Distância Entre Eixos: 1,07m

Leia também:
Em SP, um serviço de carona em bicicleta elétrica (isso mesmo!)
Uma bicicleta que filtra o ar e protege ciclistas da poluição
Conheça a primeira bicicleta que pode se conectar à internet
O perigo de transportar bicicletas elétricas em suportes de bikes comuns


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Fabiano - 02 de Junho de 2018 às 21:39 Positivo 0 Negativo 0

Será lançada quando?

Clique aqui e deixe seu comentário