Um guia para quem usa metrô, trem ou VLT

ANPTrilhos lança cartilha com informações úteis e dicas de uso e segurança aos usuários dos sistemas sobre trilhos em todo o Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de maio de 2018

Plataforma da Estação Largo 13, da CPTM, em São Pa

Plataforma da Estação Largo 13, da CPTM, em São Paulo

créditos: Lauro Rocha/ LR Foto

 

O Guia Brasileiro para Utilização dos Sistemas sobre Trilhos, que a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) acaba de lançar, é uma cartilha digital com dicas e orientações diversas sobre como os passageiros devem utilizar o sistema metroferroviário nas cidades de todo o país.

 

Em linguagem simples e didática, a cartilha traz informações e 35 dicas de convivência nos trens e estações, desde o embarque até a saída na estação de destino. Também são destacadas as atitudes esperadas em casos de emergência, além das regras de uso do sistema e dicas de segurança.

 

Com textos diretos, as telas se sucedem apresentando todo tipo de dica. Exemplos: "Onde posso comprar o bilhete ou recarregar o cartão eletrônico?"; "O que devo fazer numa situação de emergência dentro do trem?"; "Se eu chegar de bicicleta a uma estação, é possível guardá-la?"; "Posso fumar?". Traz também normas de segurança, do tipo: como acessar sem riscos catracas e portas de vidro?; e ainda informações básicas, tais como: "Para que serve a faixa amarela nas plataformas?", entre outras.

 

A ferramenta de orientação é fruto da colaboração com a ANPTrilhos de mais de 15 operadores do sistema em todo o país. Segundo Conrado Grava de Souza, diretor de Planejamento da ANPTrilhos, "uma interferência em um ponto afeta todo o sistema, então, cada vez mais é importante termos o usuário como colaborador, como parceiro na produção da viagem. Para tanto, as regras e os procedimentos precisam ficar esclarecidos para ele. Os deveres e as obrigações do operador também devem ficar claros".

 

Uma das operadoras que apoia a divulgação da cartilha, a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela do metrô em São Paulo, destaca a importância da iniciativa. Segundo o presidente da operadora, Harald Zwetkoff, "o conteúdo do guia da ANPTrilhos complementa as campanhas de segurança e prevenção de acidentes que transmitimos em nossos monitores de estação e trens e sistema de som", explica o executivo.  

 

Para ver a cartilha na seção Estudos, do Mobilize, clique aqui. 

 

Leia também:
Brasil ganhou apenas 30 km de trilhos urbanos em 2017
Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018
O bonde, de novo na pauta


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário