Brasil ganhou apenas 30 km de trilhos urbanos em 2017

Balanço do setor metroferroviário aponta crescimento da malha e renovação da frota de trens de passageiros em 2017

Notícias
 

Fonte: DCI  |  Autor: Paula Cristina  |  Postado em: 17 de abril de 2018

Linha 2 do Metrô de Salvador: em um ano, aumento d

Linha 2 do Metrô de Salvador: em um ano, aumento de 14,4 km

créditos: Divulgação/ CCR Metrô Bahia

 

A rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil cresceu 30,2 km em 2017. O crescimento, ainda que modesto, se deu pela inauguração de duas novas linhas e a extensão de outras três, ampliando 24 estações de atendimento à população brasileira. 

 

Os números fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018, divulgado ontem pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

 

Metade desse crescimento se deu com a inauguração da Linha 2 do Metrô de Salvador, com incremento de 14,4 km em apenas um ano. O VLT Carioca adicionou mais 5,8 km à rede; o VLT da Baixada Santista outros 4,7 km; o Metrô de São Paulo mais 3 km com a ampliação da Linha 5-Lilás e a linha de VLT da CBTU Maceió acrescentou mais 2,3 km de trilhos à malha urbana.

 

“É importante e necessário que os novos governantes que se anunciam incluam o transporte entre as suas prioridades de gestão”, enfatiza o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.

 

O aumento da capilaridade dos sistemas, com a expansão da rede e as novas estações, possibilitou a estabilidade no volume de passageiros transportados em 2017, totalizando 2,93 bilhões de passageiros.

 

Se a rede não contasse com essa ampliação, o país teria registrado uma queda de 1,2% na demanda de passageiros. O arrefecimento da economia e a queda dos empregos formais são fatores que impactam diretamente o fluxo de passageiros.

 

Renovação

O estudo mostra ainda que a frota de trens teve renovação recorde em 2017, com a entrada em operação de 719 novos carros de passageiros, alta de 15,5% sobre 2016.

 

Clique aqui para acessar o Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018, da ANPTrilhos

 

Leia também:
Metrô de SP abrirá seis novas estações nesta semana
Metrô de SP inaugura estação Eucaliptos na linha 5-Lilás
Metrô de BH não avança há 16 anos, e agora sofre cortes
VLT do Subúrbio, em Salvador, será oferecido à iniciativa privada
Metrôs avançam (lentamente) em cidades brasileiras

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário