Aumenta o número de passageiros dos sistemas sobre trilhos no país

Metrôs e trens metropolitanos apresentam crescimento na demanda de 10% ou mais ao ano, a exemplo das linhas em operação nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Aeamesp  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de setembro de 2016

Metrô e trem da CPTM registram aumento na demanda

Metrô e trem da CPTM registram aumento na demanda em SP

créditos: Revista Engenharia

 

O número de passageiros transportados pelo sistema sobre trilhos tem crescido 10% ao ano e em 2016 deve alcançar 20%, afirmou Joubert Fortes, presidente da ANPTrilhos (Associação Nacional  dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, iniciada na terça (13) e que vai até amanhã (16) em São Paulo.

 

Este aumento de demanda ocorre inclusive nas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que registraram queda no número de passageiros no primeiro semestre do ano, em torno de 300 mil por dia, mas que voltaram a crescer a partir de julho, informa Paulo de Magalhães, presidente da CPTM, que atende a região metropolitana de São Paulo.

 

Já em Salvador, a expectativa é que haja aumento de passageiros no metrô, com a entrada em operação da nova Linha 2 em agosto de 2017 ou início de 2018. Segundo Luís Valença, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, a Linha 1 ainda não atraiu a demanda de usuários esperada, mas o cenário deve mudar com a Linha 2, já que esta fará integração com dez terminais de ônibus. A nova linha terá 41 km, 23 estações e vai operar com 40 trens, com capacidade para transportar 500 mil passageiros por dia. O investimento é de R$ 5,1 bilhões, bancados pelo governo do Estado e pela concessionária, diz Valença. 

 

No Rio de Janeiro, a Olimpíada teve o mérito de fazer o número de passageiros aumentar nos trens e nas três linhas do metrô. Esse resultado consoçida o período de recuperação do sistema, que iniciou com a concessão firmada em 2010 pela CBTU e Flumitrens. Trens modernizados – 94% tem ar condicionado –, estações reformadas, pessoal treinado e a colaboração de 130 voluntários para orientar os passageiros durante as três semanas dos jogos explicam esse aumento, observou João Gouveia, diretor da Supervia, operadora dos trens urbanos do Rio. São 700 mil passageiros por dia, graças a investimentos nos últimos cinco anos da ordem de R$ 3 bilhões com recursos do Estado do Rio e da concessionária. 

 

Leia também:

Usuário processa CPTM por trem superlotado. E ganha! 

Metrô do DF tem estações prontas, mas fechadas 

Campanha de valorização do transporte urbano sobre trilhos é lançada

Alckmin vai privatizar duas linhas do Metrô de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário