Acesso de bicicleta é liberado o dia todo no metrô de Fortaleza

Linha Sul do Metrofor já permite o livre embarque de ciclistas nos trens e estações em dias úteis, fora de horários de pico. Saiba que outras cidades aceitam bikes

Notícias
 

Fonte: O Povo/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de agosto de 2022

Bike ganha mais tempo de embarque no Metrofor

Bike ganha mais tempo de embarque no Metrofor

créditos: Romário Pinheiro/Metrofor

O metrô de Fortaleza (Metrofor) ampliou o acesso de passageiros com bicicletas na Linha Sul do sistema, fora dos horários de pico, desde a última sexta-feira (19). E a previsão da empresa é de que, em breve, as bikes sejam liberadas também para ingressar em outras linhas do sistema sobre trilhos da capital cearense.

 

Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as bicicletas poderão ser embarcadas agora de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e das 20h até o encerramento do serviço, por volta das 23h. Aos sábados, o embarque já é liberado a partir das 15h até o fim do expediente.

 

Os horários foram definidos de modo a preservar os momentos de pico de utilização do transporte, em que a lotação de pessoas é maior. Para garantir segurança operacional e evitar transtornos, o limite estabelecido por viagem é de quatro bicicletas. As estações com embarque para bicicletas estão sinalizadas e contam com a presença de profissionais treinados para orientar os ciclistas.  

 

Regulamento

Assim como acontece em outros sistemas no país, o Metrofor proíbe que o ciclista monte na bicicleta nas áreas internas das estações e dos trens, onde o equipamento deve somente ser empurrado. Já para subir ou descer os andares das estações, o ciclista precisa usar as escadas fixas, que receberam canaleta nas laterais para facilitar o transporte da bike. O uso de elevadores é proibido para ciclistas.

 

Outras orientações são encontradas no regulamento do serviço, que está disponível nas estações e no site do Metrofor, na aba de serviços.

 

Como é em outras capitais

Conforme a bicicleta foi sendo mais utilizada, aceita e entendida como meio de transporte, os sistemas sobre trilhos em várias capitais do país abriram mais espaço para o acesso dos ciclistas. 

 

Em São Paulo, desde 2007 as magrelas já tinham conquistado seu lugar no interior dos trens da CPTM e no metrô, primeiramente para embarque somente à noite e nos finais de semana. Esse acesso foi estendido em 2020, momento que exigia medidas de incentivo ao pedalar em meio às restrições da covid-19. O acesso de ciclistas foi mantido, e bicicletas e patinetes continuam podendo ser embarcadas nos dias úteis, das 10h às 16h e de 20h30 até a meia noite.   

 

Em Porto Alegre, o embarque de bicicletas começou em 2008 na rede de metrô da Trensurb. O acesso de ciclistas pode ser feito em dias úteis (fora dos horários de pico), e nos finais de semana durante todo o tempo de operação dos trens.

 

No metrô de Salvador, a entrada das bicicletas é liberada de segunda a sexta, a partir das 20h, aos sábados, a partir das 14h, e nos domingos e feriados durante toda a operação dos trens.

 

Por fim, outro sistema que permite embarque de bicicleta é o metrô do Rio de Janeiro. O MetrôRio libera o acesso a bikes em dias úteis, após às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, durante todo o dia. O acesso é feito sempre no último carro, nas estações das Linhas 1, 2 e 4. 

 

Leia também:
Metrô de Fortaleza funcionará aos domingos. E acesso a bikes é liberado
Horário para transporte de bike nos trens de Porto Alegre é ampliado
São Paulo libera bikes em trens e metrô. Todos os dias!
Bicicletas já podem ser transportadas no VLT de Sobral (CE)
Bicicletas são liberadas aos sábados e domingos no Metrô de Salvador
Metrô do Rio libera embarque de bicicleta em dias úteis


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário