Estônia, o primeiro país do mundo a ter transporte público gratuito

País da zona do Báltico sai à frente e decide promover um sistema de transporte público sem custo para toda a população. Iniciativa está em teste na capital Tallin

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Rádio Comercial  |  Autor: Mobilize Brasil/ Regina Rocha (edição)  |  Postado em: 22 de maio de 2018

Transporte público gratuito já é realidade na Estô

Transporte público gratuito já é realidade na Estônia

créditos: Postimees/Scanpix

 

Trem, ônibus, metrô... o transporte público é sem dúvida a melhor alternativa ao carro, e quem se desloca diariamente ao trabalho, às aulas, ou a um encontro com amigos está contribuindo para melhorar o trânsito, o ar e a vida nas cidades. Mas, embora a maioria de nós esteja acostumada a pagar pelo uso deste transporte, o custo nele embutido pesa no bolso na hora da compra do bilhete, e limita o acesso de muita gente.

 

Agora, na Europa, o país báltico Estônia quer mudar esta realidade e implantar transporte gratuito em todo o seu território, permanentemente. 

 

Para começar, a proposta vem sendo testada na capital Tallin e, de acordo com as autoridades locais, "a experiência não poderia estar indo melhor do que está", demonstrando o acerto da medida. 

 

Allan Akaüla, responsável pelos Assuntos Europeus da Estônia, afirma que em Tallin o uso de transporte público sem custo já trouxe a primeira vitória, ao conseguir "reduzir o número de automóveis na cidade". Além disso, a novidade vem ajudando as pessoas a se sentirem mais à vontade para ir a "restaurantes, bares ou cinemas". 

 

Claro que há regras e, para poder viajar de transporte público na capital da Estónia sem desembolsar nada é necessário ser residente permanente na cidade e comprar um pequeno cartão, apenas uma vez, que custa dois euros. 

 

Allan Akaüla está convencido de que o futuro das cidades europeias, e do mundo todo, passa por ter menos carros e pelo acesso gratuito aos meios de transporte coletivos. Uma combinação pra lá de sustentável!

 

Leia também: 
Alemanha propõe transporte gratuito para combater poluição
Prefeita de Paris quer transporte público gratuito para combater ...
Quem tem direito à gratuidade no transporte público? Como obter o benefício
Contra poluição, capital da Macedônia oferece transporte público gratuito


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário