Ciclofaixa em zigue-zague gera polêmica em Berlim

Pintada em rígido padrão ortogonal, a ciclofaixa atendeu a um pedido de pais de alunos de uma escola próxima. Mas, como havia árvores no caminho...

Notícias
 

Fonte: DW  |  Autor: Clarissa Neher/DW | Edição Mobilize  |  Postado em: 15 de agosto de 2018

O trecho que virou piada entre ciclistas berlinens

O trecho que virou piada entre ciclistas berlinenses

créditos: Foto: DPA

Governo da capital alemã atendeu a pedido de pais preocupados com a segurança dos filhos no caminho para a escola, mas problemas de comunicação com empresa que pintou faixas resultam numa desastrosa ciclofaixa em zigue-zague

Não. Não foi no Brasil. A nova ciclofaixa foi pintada sobre uma calçada e tem apenas cerca de 200 metros. Quando as primeiras imagens do trecho apareceram na internet, surgiram boatos de que a pintura era uma obra de arte ou uma forma de protesto. Com o tempo, viu-se que não se tratava de nenhum dos dois casos. A via fica perto de uma escola primária, e os pais dos alunos pediram às autoridades locais que uma ciclovia fosse demarcada, de modo que as crianças se sentissem mais seguras para pedalar na região.

O pedido foi acatado, apesar de se tratar de uma área onde a velocidade máxima permitida para automóveis é de 30km/h e onde, portanto, não haveria necessidade de criar uma ciclovia. Assim, as bicicletas podem e devem circular pela rua. Mas, para agradar aos pais preocupados, a prefeitura local contratou uma empresa para implantar a nova infraestrutura.

Aparentemente, não foi feito um estudo para determinar se a largura da calçada comportaria uma ciclovia, e também não foi dado à empresa contratada um plano para a demarcação. Assim, a firma começou marcando a ciclovia dividindo igualmente o espaço entre ciclistas e pedestres, porém, como havia árvores no meio do caminho, os encarregados da obra tiveram a brilhante ideia de desviar o trecho nesses pontos. Quem anda de bicicleta, sabe que uma ciclovia com esse perfil é uma grande piada.

 

Bicicleta nos planos
Depois do desastre, a prefeitura admitiu que houve problemas de comunicação com a empresa responsável pela obra e afirmou que ela acabou interpretando a tarefa de uma maneira muito formal. A empresa agora terá que consertar o erro. A ciclovia virou piada nas redes sociais e irritou alguns ciclistas. Afinal, Berlim foi a primeira cidade da Alemanha a adotar um plano de mobilidade urbana que dá prioridade a pedestres e ciclistas. E logo, um mês depois da votação do plano, surge uma ciclofaixa como esta.

O plano de mobilidade urbana é uma pequena revolução. Uma das medidas para tentar reduzir a emissão de gases que causam o aquecimento global é diminuir o número de carros nas ruas. Prevê, entre outros pontos, a expansão do transporte público e a renovação da frota de ônibus, com a compra de veículos elétricos; a criação de 100 km de ciclovias de longa distância que permitem o deslocamento rápido e seguro; além de aumentar a segurança para ciclistas em cruzamentos perigosos. Berlim já tem cerca de 800 km de infraestrutura cicloviária e quer, no futuro, se tornar uma cidade-modelo para ciclistas. Mas, ainda há muito a fazer para que se chegue a essa meta.

 

Leia também:
Ciclovias também enfrentaram resistência na Alemanha
Berlim lança sistema de bikes de carga compartilhadas

Ciclovia da Brás Leme: curvas fechadas para evitar árvores (2014)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário