Campo Grande: Em 4 dias, 151 motoristas multados por desrespeitar faixa de pedestre

Em apenas quatro dias de fiscalização para que os condutores respeitem a faixa de pedestre, 151 infrações foram registradas

Notícias
 

 |  Autor: Campo Grande News  |  Postado em: 08 de dezembro de 2011

Policiais autuam carro estacionado

Policiais autuam carro estacionado

créditos: Divulgação/Ciptran

 No primeiro dia foram 21, no segundo 58, 32 no terceiro e ontem, 40 condutores foram autuados.


Segundo o comandante da Ciptran, Alírio Villasanti, os policiais estão priorizando a fiscalização na Afonso pena em frente à Morada dos Baís e ao Camelódromo, na 15 de Novembro e na 7 de Setembro, em frente ao Mercadão Municipal e, em outros pontos que participaram das blitze educativas.


“Essa campanha é um passo importantíssimo para humanizarmos o trânsito na Capital”, relata o comandante.


Ao todo, quatro equipes trabalham na fiscalização diariamente, mas, sempre que possível, policias de motocicleta ajudam na ação.


“A fiscalização não é novidade, a punição para quem não respeita a faixa de pedestre está prevista no código de trânsito desde 97, mas muitos condutores preferem optar pela fluidez do trânsito a preservar vidas", ralata Villasanti.


Para o comandante, a iniciativa deu certo em outras cidades e pode dar certo aqui também. “Nós somos capazes”, afirma.


A campanha educativa para que o pedestre passe a ter vez no trânsito de Campo Grande foi realizada entre 10 e 30 de novembro. Desde o dia 01º de dezembro, os motoristas infratores são punidos com multa. Nos locais sem sinalização, a preferência é do pedestre, contudo, ele sempre deve passar pela faixa. A orientação é que a pessoa sinalize com a mão a intenção de fazer a travessia da rua.


Conforme o artigo 170 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir ameaçando os pedestres é punido com recolhimento da CNH. O documento é encaminhado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que determina o prazo de suspensão.


Nestes casos, os condutores ainda recebem, além da pena administrativa, a punição destinada aos que deixam de dar preferência ao pedestre: sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54 pela infração gravíssima.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário