Um desafio aos paisagistas, urbanistas, pensadores e desenhadores

O que fazer com essas árvores centenárias que oferecem sombra, mas complicam a vida dos caminhantes e cadeirantes?

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de novembro de 2018

Árvore centenária em Cascavel (PR)

Calçada x Raízes: árvores centenárias em Cascavel (PR)

créditos: Mobilize Brasil

Um mês atrás a equipe do Mobilize encontrou este magnífico conjunto arbóreo na cidade de Cascavel, no Paraná. Fazia calor e aquele trecho arborizado se tornou nosso oásis por alguns minutos. Mas, uma olhadela para o estado da calçada nos fez lembrar da palestra na noite anterior, em que discutíamos as más condições para os caminhantes urbanos, lá em Cascavel e em qualquer canto deste país. Um engenheiro - ciclista e pedestre convicto - havia comentado o assunto das árvores que rompem calçadas nas ruas da cidade e sugerira a completa remoção dessas espécies que têm raizes rasas. Simples assim. 

 

O problema é comum aqui em São Paulo, onde estamos, mas também em qualquer conglomerado urbano, seja em João Pessoa, Belo Horizonte, Porto Alegre ou no Rio. São heranças de alguns equívocos do passado. Hoje, os manuais de arborização sugerem o plantio de espécies com raízes profundas, justamente para evitar os danos a calçadas e tubulações. 

 

Mas o que fazer com uma senhora Tipuana, uma Mangueira, ou um velho Flamboyant, quando suas raízes afloram, subvertem as normas e impedem a passagem de pedestres e cadeirantes? Há alguma indicação que não seja a simples morte da árvore?

Aguardamos sugestões...

 

Leia também:
Plantar árvores nas cidades é uma medida de saúde pública
Verão pede sombra! Veja espécies de árvores mais indicadas para as cidades
Manual de Arborização Urbana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Jessica - 13 de Novembro de 2018 às 14:49 Positivo 2 Negativo 0

Vamos valorizar a árvore Criar uma passarela suspensa , sobre as raizes,cerca de 50cm já resolve. Uma longa e leve rampa de acesso com piso tátil . Aproveitem e construam bancos ao longo dessa nova áreas, para se tornar em uma área de convívio! ????

Clique aqui e deixe seu comentário