Governo quer padronizar vias para pedestres e ciclistas

Acordo assinado pelo Ministério das Cidades e associações técnicas prevê cooperação para melhorar a mobilidade de pedestres e ciclistas no país

Notícias
 

Fonte: Ministério das Cidades (assessoria)  |  Autor: Ministério das Cidades  |  Postado em: 17 de dezembro de 2018

Normas podem garantir qualidade construtiva às cic

Normas podem garantir qualidade construtiva às ciclovias

créditos: Mobilize Brasil

No último dia 5 de dezembro foi assinado entre o Ministério das Cidades, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de normas ao sistema construtivo de calçadas e ciclovias. O documento explicita que o objetivo é oferecer maior segurança, acessibilidade e qualidade no espaço urbano à população.

 

De acordo com o governo federal, a medida permitirá o debate sobre padrões adequados de infraestrutura aos pedestres e ciclistas e a definição de sistemas construtivos efetivos para que os investimentos sejam planejados e empregados corretamente.

 

“A intenção é contar com a colaboração atenciosa da ABNT e da ABCP para desenvolver normas, a fim de oferecer suporte ao crescimento que nós esperamos no transporte ativo, principalmente da bicicleta e dos pedestres”, afirmou o secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Junior.

 

Acordo prevê melhoria no padrão das calçadas. Foto: ABCP/Divulgação 

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland, Paulo Camillo Penna, a parceria também trará mais eficiência no gasto do recurso público com as construções. Para ele, haverá uma gestão adequada dessas verbas, já que o dinheiro será aplicado em obras de maior durabilidade e tempo correto, o que evitará desperdícios com a padronização. "Quanto mais dentro da norma técnica e do sistema construtivo adequado, mais investimentos em obras poderão ser feitos”, declarou Penna.

 

Leia também:
Como podemos planejar cidades que priorizem pedestres
Maioria dos paulistanos acha péssima a acessibilidade de ruas e calçadas
Campanha Calçadas do Brasil 2019: Participe do financiamento coletivo
40% das ciclovias e ciclofaixas de SP têm problemas, aponta auditoria
Ciclovias dão segurança, dizem ciclistas, mas falta manutenção



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário