Pará Ciclo realiza contagem de bikes em Belém

Avaliação segue até amanhã (sexta) na capital paraense. Meta é mostrar importância da bicicleta como modo de transporte urbano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Pará Ciclo  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de janeiro de 2019

Contagem de bikes em Belém: ação segue até amanhã

Contagem de bikes em Belém: ação segue até amanhã (1º)

créditos: Pará Ciclo

Nesta terça-feira (29) o Coletivo ParáCiclo iniciou a contagem sistemática de ciclistas em Belém (PA). Nesta primeira etapa serão realizadas contagens de 12 horas seguidas, em cinco pontos da cidade com 20 pesquisadores espalhados por diversos bairros.

 

Já na primeira hora, mais de 500 ciclistas haviam passado pela equipe de contagem, mostrando o grande movimento de bicicletas de todos os tipos e padrões na capital paraense. Nas primeiras 28 horas de contagem foram contabilizadas mais de 30 mil viagens, com média superior a 1.000 viagens por ponto. A contagem se estende até esta sexta-feira (1º de fevereiro) e tem o objetivo de coletar dados sobre a mobilidade ativa da cidade em pontos que contam com estrutura cicloviária e pontos que ainda não a têm.

 

Voluntária trabalha na contagem em Belém Foto: Pará Ciclo

 

 

O Coletivo ParáCiclo realiza contagem sistemática de ciclistas em Belém. A pesquisa faz parte do Projeto de levantamento de dados da mobilidade ativa da cidade, financiado pelo Fundo Socioambiental Casa. 

 

Leonard Grala, integrante do Coletivo ParáCiclo, explica que o levantamento de informação fortalece a execução de políticas públicas voltadas à mobilidade ativa e demonstra aos gestores públicos e à população a relevância da bicicleta como um meio de transporte eficiente, econômico, democrático e ambientalmente correto. 

 

O projeto também compõe pesquisas relacionadas à demanda potencial, ou seja, pessoas que usariam modos ativos  - a pé, com bicicletas, patinetes e skates  - em substituição aos deslocamentos motorizados, além de ações de conscientização sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para motoristas, e produção de material de incentivo ao deslocamento ativo na cidade.

 

Mais informações nos links:
facebook.com/coletivoparaciclo
www.coletivoparaciclo.org
www.instagram.com/paraciclo

 

Leia também:
Bicicletas e pedestres: a importância dos números (2015)
A cada 13 segundos, um ciclista passa pedalando em Belo Horizonte (2017)
Associação divulga número de ciclistas em via de Maceió (2016)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário