Trem-bala em teste no Japão chegará a 400 km por hora

Modelo Alfa-X vai superar o chinês Fuxing Hao como o mais rápido do mundo. Testes começam nesta sexta-feira (10) e início de operação está previsto para 2030

Notícias
 

Fonte: Bloomberg  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 10 de maio de 2019

Testes de velocidade começam na noite desta sexta

Testes de velocidade começam na noite desta sexta (10)

créditos: Bloomberg


O Japão está elevando os limites de velocidade das viagens de trem. O país começa nesta sexta-feira (10) os testes com o trem-bala o mais rápido do mundo, capaz de atingir velocidades de até 400 km por hora. Chamado de Alfa-X, o trem está programado para entrar em operação em 2030. Apesar de alcançar um máximo de 400 km/h, o trem deve operar regularmente a 360km/h.

 

Isso fará dele 10 km/h mais veloz do que o atual recordista, o trem Fuxing Hao, da China, que liga Pequim e Xangai.

 

Para lidar com a resistência maciça do vento ao entrar nos túneis, o primeiro carro do Alfa-X terá um nariz “mais longo e elegante”, medindo 22 metros.

 

Com apenas três janelas, parece haver pouco espaço para os passageiros na frente. Pintado em prata metálica com listras verdes, o trem-bala de 10 vagões fará seu primeiro teste entre as cidades de Aomori e Sendai.

 

Shinkansens

Os trens-bala do Japão, que fizeram sua estreia no mesmo ano das Olimpíadas de 1964, em Tóquio, tornaram-se um símbolo de eficiência e confiabilidade, valores importantes no país.

 

Os shinkansens, como são conhecidos no país, raramente chegam atrasados, embora partam da Estação de Tóquio em intervalos de poucos minutos para Osaka, Kyoto e outros destinos em todo o arquipélago, tornando-os uma alternativa viável às viagens aéreas.

 

O Alfa-X é uma parte fundamental de um plano para oferecer serviços mais rápidos a Sapporo, a maior cidade da ilha de Hokkaido, situada mais ao norte do arquipélago.

 

"O desenvolvimento do trem-bala da nova geração é baseado nos conceitos-chave de desempenho superior, alto nível de conforto e manutenção inovadora", disse em comunicado a East Japan Railway, mais conhecida como JR East, empresa que vai operar o veículo.

 

Embora o Alfa-X tenha alcançado o título de mais rápido do mundo, ele poderá ser destronado assim que entrar em operação. Uma nova linha com a tecnologia de levitação magnética, conhecida como maglev, está sendo construída entre Tóquio e Nagóia e vai entrar em operação em 2027, três anos antes do Alfa-X.

 

Nessa linha, os trens que levitam chegarão a uma velocidade de até 505 km por hora, trafegando sobretudo por longos túneis. Com isso, o tempo de viagem entre Tóquio e Nagóia deve cair para 40 minutos, contra 1h50min de hoje.

 

Curiosidades do Alfa-X

Freios

- Parar é tão importante quanto acelerar: O novo trem-bala terá freios a ar no teto e também usará placas magnéticas próximas aos trilhos para desacelerar, além dos freios convencionais.

 

Amortecedores

- O trem terá amortecedores e suspensão a ar para mantê-lo estável ao fazer curvas, mantendo seu equilíbrio e conforto para os passageiros.

 

Origem do nome

- Alfa é a sigla em inglês para “Advanced Labs for Frontline Activity" (algo como "laboratório avançado para atividades de ponta"). O "X" no Alfa-X é porque a letra é usada para definir experiências em inglês.

 

Centro de controle

- A JR East fará a conexão dos dados entre o trem, o centro de controle, as instalações de manutenção e sua equipe, para monitorar o desempenho e manter os trens operando em níveis ótimos.


Leia também:
Os trens que nos seduzem
Levitação magnética: trem japonês atinge 500 km/h em demonstração pública
Geração de trens-bala pode bater recorde de velocidade no Japão
Trilhos da ferrovia de alta velocidade na China
Marrocos inaugura primeiro trem de alta velocidade da África



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Michell - 28 de Julho de 2021 às 13:34 Positivo 1 Negativo 0

a ligação da Central do Brasil (RJ) até Expedicionários (Campinas) com passagens por Aerop. S. Dumont, V. Redonda, Basílica de Aparecida, S. J. dos Campos, Mogi das Cruzes, Aerop. de Cumbica, Luz, Osasco, Cajamar e Jundiaí será por Hyperloop.

Michell - 11 de Junho de 2020 às 07:07 Positivo 2 Negativo 0

Trens do trem-bala ligando do Rio de Janeiro/RJ até São Paulo/SP serão o expresso Flamengloborinthians

Michell - 24 de Abril de 2020 às 15:57 Positivo 1 Negativo 1

Trem-bala Central do Brasil/Estação da Luz será o expresso Flamenglobo/Globorinthians

Clique aqui e deixe seu comentário