Luxemburgo: 1° país do mundo a ter transporte público gratuito

Medida anunciada no sábado (29) é válida a partir de agora para todo o território do Grão-Ducado. Objetivo é reduzir congestionamentos, melhorar a mobilidade da população

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Fonte: Carta Capital  |  Autor: Carta Capital  |  Postado em: 02 de março de 2020

Ônibus gratuito em todo o Grão-Ducado de Luxemburg

Ônibus gratuito em todo o Grão-Ducado de Luxemburgo

créditos: ©SIP/ Sven Knepper

O ministro dos Transportes de Luxemburgo, François Bausch, celebrou no sábado (29) o que classificou como um “grande dia” para o Grão-Ducado, que se tornou oficialmente o primeiro país do mundo a implementar a gratuidade do transporte público em todo o seu território nacional.

 

Antes da iniciativa luxemburguesa, apenas algumas cidades da Europa tinham executado um plano semelhante. O país pequeno, porém rico, introduziu a medida como parte de um esforço para “motivar” seus pouco mais de 600 mil habitantes – e os 214 mil passageiros estrangeiros que usam a rede diariamente – a mudar seu comportamento na região montanhosa entre Alemanha, Bélgica e França.

 

As viagens de ônibus, trens e bondes já eram gratuitas aos sábados, mas todas as tarifas foram agora abolidas. Antes, as vendas preexistentes de bilhetes de 2 euros somavam 41 milhões de euros (cerca de 200 milhões de reais) – ou apenas 8% do orçamento anual de transportes de Luxemburgo, que supera 500 milhões de euros.

 

O transporte público agora será financiado em grande parte por meio de impostos que compõem o orçamento nacional. Isso deve significar uma economia de viagens para famílias “de baixa renda”, disse o ministério de Bausch. “O esquema se aplica a residentes, viajantes internacionais e turistas”.

 

Economia

A decisão deve representar cerca de 100 euros de economia anual por lar. “Você não precisará mais de uma passagem para embarcar em nenhum ônibus, trem ou bonde nacional”, proclamou o consórcio de transporte público de Luxemburgo neste sábado.

 

No entanto, a empresa alertou os luxemburgueses: “O transporte público gratuito termina na fronteira; portanto, você deve obter um bilhete ou passagem além das fronteiras se planeja viajar para fora do território do Grão-Ducado”.

 

Também será necessário comprar bilhetes para viagens de primeira classe em trens. As máquinas de bilhetes serão retiradas gradualmente. Contudo, os pontos de venda de bilhetes internacionais – que levarão em conta a gratuidade no Grão-Ducado – e de primeira classe vão permanecer nas estações.

 

Outras ações

Para combater os congestionamentos, Luxemburgo abriu em 2017 a primeira seção do serviço planejado de bonde, desde a periferia sul da capital até o aeroporto ao norte. Agora, o país está focado em antecipar a demanda de viagens, dobrar as vagas de estacionamento “Park + Ride”, especialmente nas fronteiras, e estabelecer ciclovias “coesas” em sua paisagem de 2.586 km2.

 

Uma pesquisa realizada em 2018 pela TNS Ilres constatou que os carros em Luxemburgo representavam 47% das viagens de negócios e 71% do transporte de lazer. De acordo com o Índice de Tráfego Global da empresa de análise de dados INRIX, os motoristas da capital luxemburguesa passaram em média 28 horas presos no trânsito em 2017.

 

Luxemburgo anuncia gratuidade a partir de 1 de março. Imagem: Reprddução Portal do governo  

 

Luxemburgo, por área um dos menores estados soberanos da Europa, mas um dos quatro assentos da UE, incluindo o Tribunal de Justiça Europeu, conta com passageiros que viajam diariamente da França, Bélgica e Alemanha. O ducado de 614 mil pessoas, com salários comparativamente altos ao resto da Europa, está enfrentando um forte crescimento da população. Quase metade dos habitantes é estrangeira, incluindo cidadãos portugueses residentes que representam 18% e franceses com 13%.

 

Bausch, um ex-funcionário ferroviário luxemburguês do Luxemburgo e membro do Partido Verde, também é vice-primeiro ministro do Luxemburgo em um governo de coalizão liberal-social-democrata-verde de três partidos, renovado em 2018 e chefiado pelo primeiro-ministro Xavier Bettel. O acesso gratuito é apoiado pelo sindicato dos transportes (5.000 membros) Fncttfel-Landesverband.

 

“Os tempos de viagem devem ser competitivos com o carro”, ressalva, contudo, o secretário geral, Georges Melchers. Já o Movimento Ecológico diz que não faz questão na gratuitidade do transporte público. “Para nós, a qualidade da oferta é o ponto crucial para tornar o transporte público mais atraente, e não o fato de ser gratuito. Nos horários de pico, as capacidades esgotam-se”, salienta o presidente da associação ambiental, Blanche Weber.

 

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