Fiscalização pode zerar acidentes e desafogar hospitais para a covid-19

Especialista sugere mais rigor na fiscalização para reduzir vítimas do trânsito e liberar mais leitos a doentes do coronavírus. Acidentados ocupam 60% das vagas do SUS

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de março de 2020

Pessoa acidentada recebe atendimento

Acidentado recebe atendimento: 60% das vagas do SUS

créditos: Frederick Borges/Governo de Tocantins

Autoridades brasileiras de trânsito poderiam aproveitar a crise momentânea na saúde para realizar uma fiscalização intensiva, rigorosa e não programada nas ruas das cidades e punir os condutores que não cumprem as normas de trânsito e acabam provocando acidentes graves nas ruas do país. A opinião é do engenheiro Horácio Figueira, especialista em mobilidade urbana e mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo.


Figueira lembra que os acidentes no trânsito mataram quase 400 mil pessoas e feriram mais de 1,6 milhão de brasileiros entre 2009 e 2019. "Mais de 60% dos leitos hospitalares e 50% das vagas nos centros cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) são ocupados por vítimas desses acidentes, que tiveram um impacto de quase 3 bilhões de reais para o SUS. Esses acidentes sobrecarregam os serviços de saúde e impedem o atendimento de pessoas que precisariam de cirurgias cardíacas, tratamentos de cânceres ou, neste momento, de atendimento para a doença do coronavírus", justifica Horácio Figueira.


Pesquisador incansável do tema, Figueira tem feito avaliações informais sobre o desrespeito ao sinais de trânsito, pratica que se tornou uma febre, especialmente entre motociclistas: "De cada 100 motos que chegam a um sinal vermelho, pouco mais de 20 passam direto, especialmente se for um semáforo para pedestres". Não por acaso, motociclistas e pedestres são a maioria das vítimas de trânsito no Brasil.


"Não podemos ver o coronavírus, mas todo veículo tem uma placa, um condutor e um endereço. Basta que a autoridade de trânsito anote a placa e procure o condutor em sua casa. Precisamos parar de pensar apenas na fluidez do trânsito e olhar  com prioridade a proteção das vidas, das pessoas. Com uma fiscalização e punição mais rigorosa teremos mais segurança no trânsito e conseguiremos liberar os serviços de saúde para atender às pessoas doentes", conclui Horácio Figueira.


Leia também:
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus
Mapeamento das Mortes por Acidentes de Trânsito no Brasil
"Motos deixam 2,5 milhões de pessoas com invalidez permanente
Morte de idosos por atropelamento aumenta em SP




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário