Menos trânsito, menos acidentes, mais hospitais livres!

É hora de reduzir acidentes para liberar leitos hospitalares e UTIs aos doentes de Covid 19, sugere o especialista Horácio Figueira. Leia e ouça o Boletim Mobilize #116

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de abril de 2020

Boletim Mobilize #116

Boletim Mobilize #116

Olá. Um dos desafios para que o Brasil possa vencer a pandemia da Covid 19 é a oferta de mais vagas nos hospitais. Dados oficiais indicam que apenas uma em cada dez cidades do país dispõe de Unidades de Terapia Intensiva. E que o Brasil precisaria de 20% mais vagas hospitalares para atender aos doentes do coronavírus.


Na semana passada, em entrevista ao Mobilize, o engenheiro Horácio Figueira sugeriu uma forma eficaz para aumentar a oferta de vagas. Ele lembrou que 60% dos leitos e 50% dos centros cirúrgicos do Brasil são ocupados pela enorme quantidade de pessoas vítimas de acidentes de trânsito.


Horácio Figueira acredita que neste momento os governantes deveriam iniciar uma campanha intensiva para fiscalizar e punir os infratores das leis, aqueles que estão acostumados a furar o farol vermelho, fazer conversões proibidas e outras barbaridades desse tipo. Com isso, teríamos uma grande redução de acidentes e um desafogo do sistema de saúde. "Nós não podemos ver o coronavírus, mas podemos ver e punir os maus condutores de carros e motos", disse o especialista.


A tese é boa e já pode ser comprovada, na prática.
Informações oficiais indicam que apenas no Estado de São Paulo, a quarentena das últimas semanas reduziu a circulação de veículos nas ruas e estradas e trouxe uma diminuição de quase 47% nas ocorrências de acidentes em ruas e estradas do país.

 

 

 

Mais uma lição para ficar depois desta crise: fiscalizar, educar e multar infratores irá reduzir fortemente os acidentes de trânsito no Brasil, deixando o sistema de saúde livre para outras urgências.

Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize. Saiba mais em www.mobilize.org.br.


Leia também:
Poluição na cidade de SP cai pela metade em apenas uma semana
Gratuidade a idosos deve ser garantida durante a crise
Em Brasília, passagens abandonadas e inseguras
Por que não usar as bikes agora, em meio à crise?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário