Para combater a pandemia, Oakland, nos EUA, abre ruas a pedestres

Ação da prefeitura fecha 120 km de vias para uso exclusivo de pedestres, ciclistas e cadeirantes. Objetivo é permitir exercícios, mantendo a distância entre as pessoas

Notícias
 

Fonte: City of Oakland/Instagram  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de abril de 2020

Vias abertas para pedestres e ciclistas: 120 km

Vias abertas: 120 km de um plano cicloviário já existente

créditos: DOT Oakland/Reprodução


Em uma ação para estimular exercícios físicos de forma segura, durante a pandemia do coronavírus, a cidade de Oakland, na Califòrmia (EUA) anunciou hoje (10) o fechamento de 74 milhas (cerca de 120 km) de vias ao tráfego de veículos motorizados para que possam ser usadas somente por pedestres, ciclistas e usuários de cadeiras de rodas.


O projeto foi lançado pela prefeita da cidade, Libby Schaaf, em uma entrevista coletiva realizada em uma das vias que compõem a iniciativa “Oakland Slow Streets”, ou Ruas Calmas de Oakland, em uma tradução livre. "Esperamos que esse movimento das ruas calmas ajude a dar um pouco de alegria, recreação e exercícios às famílias da cidade", disse Libby Schaaf, durante a entrevista.


Mas, a prefeita insistiu na necessidade de que as pessoas permaneçam em casa, em isolamento social,  única forma de evitar a expansão da pandemia do coronavírus, lembrou. "A ação Oakland Slow Streets está tentando enviar uma mensagem aos Oaklanders para que recriem suas vidas de maneira socialmente distanciada, fisicamente distanciada", disse Schaff. "Abrindo as ruas para bicicletas, corredores, pedestres e cadeirantes, estamos dando aos Oaklanders a oportunidade para que se espalhem com segurança", completou a prefeita.


Acesso somente para moradores e serviços
Durante a entrevista, o diretor do Departamento de Transportes de Oakland, Ryan Russo, disse que os cones e placas de sexta-feira serão colocados em cruzamentos estratégicos ao longo dos corredores viários da cidade de forma a alertar os motoristas e garantir a segurança de todos. Explicou também que veículos de serviços, de emergência e também de moradores poderão circular por essas vias, mas somente em baixas velocidades. Ao mesmo tempo, a polícia de Oakland também anunciou que intensificará as patrulhas para evitar shows e outras atividades que possam atrair agrupamentos de pessoas. O circuito de ruas calmas de Oakland aproveita um estudo já existente e discutido para a implantação de ciclorrotas e ciclovias na cidade.


Testes para Covid-19

Desde o dia 6 de abril a cidade está realizando testes em massa (drive-thru) em toda a população para verificar a presença do vírus na cidade. Até hoje (10) Oakland não tinha nenhum caso confirmado de Covid-19, mas a localidade está bem próxima a São Francisco, onde cerca de 800 pessoas já foram diagnosticadas com a doença.

 

Vídeo da coletiva de anúncio do novo programa


Leia também:
Distância de 1,5 metros é insuficiente para impedir contágio, diz estudo
Metrô de SP concede terminais à iniciativa privada
Setor de transportes públicos pede socorro ao governo
O direito de ir e vir em meio à pandemia
Poluição na cidade de SP cai pela metade em apenas uma semana



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário