Itália oferecerá 500 euros para pessoas comprarem bicicletas

Auxílio do governo quer incentivar uso de bike e outros veículos não poluentes pela população. Além de aliviar o transporte público, ideia é desestimular o uso do carro

Notícias
 

Fonte: Época/ Ansa  |  Autor: Época  |  Postado em: 15 de maio de 2020

Ciclista de máscara pedala perto do Coliseu em Rom

Ciclista de máscara pedala perto do Coliseu em Roma

créditos: Alessia Pierdomenico/ Bloomberg

A Itália aprovou um projeto que concede bônus de até 500 euros (cerca de R$ 3,1 mil) para ajudar os moradores de cidades com mais de 50 mil habitantes a comprarem uma bicicleta. 

 

A medida está prevista no decreto-lei aprovado na quarta-feira (13) pelo Conselho de Ministros para incentivar a retomada econômica do país, em meio à pandemia do novo coronavírus. Além disso, o projeto também incentiva o uso de veículos não poluentes. 

 

O auxílio será válido até o final de 2020 e a quantia também vai ajudar os italianos a comprarem outros tipos veículos sustentáveis, como patinetes elétricos, hoverboards e segways.

   

Em comunicado, o governo da Itália afirmou que este é um modo de "incentivar as formas alternativas de mobilidade sustentável ao transporte público".

 

Segundo o ministro do meio ambiente, Sergio Costa, essa medida também serve de apoio a “um setor poderoso da indústria nacional, já que a Itália é o segundo maior produtor de bicicletas do mundo”.

 

Ao limitar o uso de ônibus e metrô, as autoridades ao mesmo tempo querem impedir que a população volte a usar em grande escala o carro, que em 2019 era o modo adotado por dois terços da população (cerca de 16,5 milhões de pessoas), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística italiano. Já a opção por caminhada e bicicleta para ir ao trabalho correspondia à escolha de três milhões de italianos no mesmo período. 

 

Programas em cidades

Antes da chegada dos auxílios estatais, muitas cidades já estavam desenvolvendo programas para promover o uso de bicicletas, incluindo zonas para pedestres nos centros históricos ou a construção de ciclovias.

 

A cidade de Bari (capital da região de Apúlia, no sul), por exemplo, subsidia a compra de cada nova bicicleta há anos, com valores entre 100 e 200 euros, e dá 25 centavos por quilômetro percorrido em bicicleta no trajeto para o trabalho, até atingir 400 euros por mês.

 

No outro extremo geográfico, Milão já começou a construir 50 km de ciclovias, a fim de disponibilizá-las antes do verão.

 

O vereador para a mobilidade da cidade de Milão, Marco Granelli, explicou à agência de notícias Efe a motivação para este plano: “O transporte público não poderá abarcar o mesmo número de pessoas e, se todas as viagens forem feitas de carro, vai ser criado um grande problema ambiental”, disse.

 

Leia também:
Milão anuncia plano para reduzir uso do carro após a quarentena
Metrô e ônibus lotam no primeiro dia de relaxamento no Reino Unido
Carta Aberta pede mobilidade mais humana e sustentável no DF
Agora é Londres... contra a covid-19, mais ciclovias e calçadas
Paris limita carros, amplia ciclovias e abre ruas para pedestres


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário