Califórnia (EUA) determina que caminhões abandonem diesel até 2045

Lei estabelece que todos novos caminhões vendidos no estado americano deverão ter emissão zero até 2045. E também, dez anos antes, proíbe a venda de combustíveis fósseis

Notícias
 

Fonte: Tecmundo  |  Autor: Reinaldo Zaruvni  |  Postado em: 29 de junho de 2020

Até 2045, caminhões e vans com emissão zero na Cal

Até 2045, caminhões e vans com emissão zero na Califórnia

créditos: Daimler Trucks North America/ Divulgação

Uma nova lei visando à redução de emissão de dióxido de carbono (CO²) foi aprovada na Califórnia, nos Estados Unidos. A regra determina que caminhões e vans comerciais abandonem o uso de diesel até 2045, favorecendo a adoção de veículos movidos a eletricidade e hidrogênio. 

 

E esta não será a única medida a ser aplicada naquele estado. Estipulada pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (Carb), a nova lei pretende que as opções movidas a combustíveis fósseis sejam completamente eliminadas das estradas até 2045; mas o processo de transição começa desde já, e estes insumos poluentes deverão parar de ser vendidos dez anos antes. Também antes, até 2035, veículos de curta distância, utilizados em portos e pátios rodoviários, deverão ser substituídos.

 

De acordo com o Conselho, ainda que representem somente 7% dos veículos locais, caminhões e vans são alguns dos piores emissores de poluentes, sendo responsáveis por 70% da poluição relacionada à fumaça e 80% das partículas cancerígenas originadas do diesel.

 

Com a nova medida, a Califórnia busca atingir as metas de qualidade climática e do ar, particularmente em áreas metropolitanas, como Los Angeles.

 

Movimento global

O estado norte-americano não é o único a iniciar ações nesse sentido. No Reino Unido, a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis será encerrada até 2035, sendo que legisladores locais esperam adiantar a data para 2032. Já na Alemanha, o mesmo deve ocorrer até 2030.

 

Tendo em conta estas determinações para a preservação do meio ambiente, a Volkswagen, por exemplo, já anunciou na semana passada que, a partir de agora, produzirá somente veículos elétricos. A tendência é que concorrentes sigam o mesmo caminho.

 

Leia também:
Ônibus elétricos, uma opção viável para reduzir a poluição do ar
Cidades europeias reduzem emissões para evitar catástrofes climáticas
Cidades tornam-se laboratórios durante a quarentena
Carros de apps geram 69% mais poluição, revela estudo nos EUA
EUA destinam US$ 25 bilhões a sistemas de transporte público



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário