Carroças e triciclos elétricos, inovação que ajuda o trabalho dos catadores

Projeto Carroças do Futuro usa energia renovável como alternativa à tração humana. Este mês, um protótipo foi entregue a cooperativa do litoral paulista para ser testado

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de agosto de 2020

Carroça elétrica: sustentável e preserva a saúde d

Carroça elétrica: sustentável e preserva a saúde do catador

créditos: Divulgação

Uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do Guarujá (SP), a Cooperben, recebeu neste mês, em sistema de doação, um dos triciclos elétricos que dará início à fase de testes do projeto Carroças do Futuro, criado pelo movimento Pimp My Carroça para facilitar o trabalho desses trabalhadores braçais. 

 

O projeto vem desenvolvendo protótipos de carroças e triciclos elétricos que utilizam energia renovável como alternativa à tração humana, e foi iniciado em 2019 como parceria entre o Instituto Clima e Sociedade (ICS), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e, a partir deste ano, também com a Nestlé.

 

A ideia é favorecer também a geração de renda dos profissionais da reciclagem, ao criar veículos baseados no uso de energia renovável, com baixo custo e potencial de escalabilidade. Atualmente dois modelos de protótipos estão sendo trabalhados, e principalmente vão poder prevenir e mitigar os problemas de saúde dos catadores.  

 

Modelo de triciclo elétrico que está sendo testado nas ruas pelos profissionais da reciclagem. Foto: Divulgação

 

“O projeto valoriza quem de fato realiza a coleta seletiva; os catadores trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre", diz Adriane Andrade, coordenadora do Carroças do Futuro.

 

Ela explica que os catadores de materiais recicláveis são responsáveis por, em média, 90% da reciclagem no Brasil. Utilizam as carroças para armazenar e transportar o que recolhem nas ruas até um ecoponto ou ferro velho. E o seu principal motor é a força braçal, das pernas e costas, diz Andrade. 

 

A partir desta doação do triciclo para a Cooperben, será iniciada a fase de testes do projeto, monitorada pelo Pimp My Carroça, que utilizará os feedbacks apontados pela cooperativa para verificar as possibilidades de aprimoramento do modelo.

 

Também foram doados outros dois triciclos para catadores de São Paulo, que serão igualmente monitorados para que, se necessário, seja feita alguma melhoria.

 

Leia também:
Catadores de Alagoas ganham bike de carga e 'aposentam' cavalos
Catadores de Maceió recebem bikes de carga para trabalhar
Projeto pede condições dignas de trabalho aos cicloentregadores
A dura rotina dos entregadores de aplicativos pelas ruas de SP
No Recife, catadores de lixo ganham bicicleta especial para ajudar na reciclagem

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário