Ouça o podcast Expresso #22

Edição desta semana discute veículos elétricos, políticas de estímulo ao ciclismo e os desafios para colocar a Lei da Mobilidade nas ruas do Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da Redação/Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de outubro de 2020

Promulgada em 2012, a chamada lei da mobilidade ainda não conseguiu alcançar as ruas das cidades brasileiras. Agora, com as eleições municipais, o tema está em pauta, mas com muita promessa de asfalto, viadutos e túneis para carros.


Precisamos virar essa página e apostar em mais transporte coletivo, ciclovias e cidades para caminhar com segurança. Afinal, não faz sentido usar um carro com mais de uma tonelada para transportar uma ou duas pessoas por dois ou três quilômetros, principalmente porque um carro médio joga um quilo de carbono no ar a cada dez quilômetros percorridos.


Nesta edição do Expresso discutimos o desafio de implementar os conceitos da Política Nacional de Mobilidade Urbana em nossas cidades. A Lei 12.587 foi sancionada em 2012 para orientar o planejamento de todo o transporte nas cidades brasileiras com ênfase e prioridade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. Mas, o prazo para a elaboração dos planos de mobilidade previstos na legislação já foi adiado três vezes.


Falamos também sobre o crescimento no uso das bicicletas em cidades inesperadas, como Milão, e Lisboa, além do estímulo que os governos estão oferecendo para a compra de bicicletas de passeio e de trabalho. Uma curiosidade vem de Paris, onde prefeitura está experimentando o uso de bicicletas elétricas no atendimento de emergências médicas. 

 

Também discutimos o panorama para a chegada dos veículos elétricos ao Brasil e suas consequências ambientais para o país, que aliás está atrasado na adoção dessas tecnologias de motorização de baixo carbono.


Lembramos ainda a aprovação das mudanças - para pior - no Código de Trânsito Brasileiro, com mais riscos de acidentes nas ruas e rodovias do país. A norma já foi sancionada pelo governo, mas ainda há a possibilidade de reversão de alguns pontos mais polêmicos.

 

Ouça o Expresso #22

 

Ouça também o Boletim Mobilize #143


Leia também:
"A bomba contratada da tarifa de ônibus"
Vinte e quatro propostas para uma BH mais justa nestas eleições

Capitais brasileiras estão entre as piores em transporte público
GuiaEleições 2020 - Como ter um transporte público eficiente
Financiamento extratarifário dos serviços de transporte público
Prefeito de Los Angeles (EUA) propõe tarifa zero para o transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário