A pandemia mudou sua relação com a cidade?

Pesquisa busca entender a relação das pessoas com os espaços públicos de São Paulo na pandemia e agora, na saída da pior fase da crise de saúde

Notícias
 

Fonte: Sampapé!  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de outubro de 2020

Rua de comércio popular em São Paulo

Rua de comércio popular em São Paulo

créditos: Mineto / Estadão


A organização SampaPé! e o coletivo Metrópole 1:1, com apoio da Farah Service, estão realizando segunda etapa da Pesquisa: Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia para saber como as pessoas estão se re-apropriando da cidade.

Em São Paulo, o comércio passou a funcionar em junho, enquanto os parques municipais e estaduais foram parcialmente reabertos desde o dia 13 de julho. Em agosto, foi a vez da reabertura de restaurantes e bares, com alguns cuidados e restrições. A retomada das atividades fez com que mais pessoas tenham que se deslocar para trabalhar nos serviços e comércio, e, aos poucos, também faz com que voltem a usar e estar nos espaços públicos da cidade. Alguns trabalhos de escritório também passaram a fazer rodízio para voltar parcialmente ao presencial.

Neste cenário, as organizações dão continuidade à pesquisa Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia buscando entender o que já está mudando nas práticas das pessoas nas ruas, praças e parques, e o que estão sentindo falta e querem que melhore no futuro. A primeira etapa foi realizada em maio, na fase mais restritiva das medidas de prevenção de contágio. A segunda etapa está sendo realizada agora, na fase de abertura parcial.


Na primeira etapa constatou-se, com relação a mudanças desejadas para cidade para, 75,6% desejam “aumento da arborização das ruas” após a pandemia e 68,8% a “criação de mais praças e manutenção das existente”. Sobre reflexões realizadas durante a pandemia, 87,6%, destacou "que a cidade seria menos poluída se houvesse menos circulação de veículos motorizados"; 75,5% “que as caminhadas cotidianas contribuem mais para a minha saúde (mental e física) do que imaginava” e 71,8% que “ter um espaço de qualidade destinado ao deslocamento a pé é importante para estimular o uso da cidade e a segurança”. E ainda sobre hábitos que mais pessoas apontaram que irão adotar, 46% disse "frequentar mais os espaços públicos", e 43% “ajudar a cuidar dos espaços de uso comum, como praças e parques”. 


O questionário está disponível no link bit.ly/cidade_pandemia_etapa2, leva cerca de 15 minutos e pode ser respondido até o dia 08/11 (domingo).


Ao responder, as pessoas colaboram com a compreensão do momento e apoiam a construção de políticas públicas e melhorias dos espaços públicos durante e após a pandemia da Covid-19. Contar com experiências e opiniões variadas é essencial para que as reflexões, ações e projetos que possam acontecer no futuro sejam representativos e pertinentes. As organizações vão analisar as respostas e publicar os resultados e análises nos meses seguintes. Assim como apoiar suas ações para melhoria da cidade com base nos anseios das paulistanas e paulistanos.

 


Leia também:
"A bomba contratada da tarifa de ônibus"
Vinte e quatro propostas para uma BH mais justa nestas eleições

Capitais brasileiras estão entre as piores em transporte público
GuiaEleições 2020 - Como ter um transporte público eficiente
Financiamento extratarifário dos serviços de transporte público
Prefeito de Los Angeles (EUA) propõe tarifa zero para o transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário