Porto Velho (RO) moderniza sua rede de ônibus para atrair usuários

Nova empresa concessionária do transporte público da capital rondonense traz tecnologia ao serviço, implantando sistema de bilhetagem, monitoramento e wi-fi nos ônibus

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize  |  Postado em: 20 de outubro de 2020

Capital chegou a ficar sem ônibus, e inicia inform

Capital chegou a ficar sem ônibus, e inicia informatização

créditos: Divulgação

Durante o ano passado e parte deste a capital de Rondônia, Porto Velho, vivenciou uma grave crise no transporte público coletivo, com o consórcio então detentor do contrato chegando a ponto de abandonar a prestação do serviço e deixar parte da população sem ônibus.     

 

Este cenário só veio a melhorar neste ano, quando a prefeitura definiu a nova concessionária, selecionada em licitação pública, que começou a operar no último sábado (17). Com o imbróglio resolvido, a expectativa da população agora é que haja uma melhora e modernização significativa desse serviço essencial.

 

A rede de ônibus municipais já opera de forma online e inclui soluções que ampliam a integração com outras tecnologias. Na realidade, isso teve início desde abril, mesmo no contexto da pandemia da covid-19, quando um projeto gerenciado por uma empresa de tecnologia começou a implantar tecnologias de mobilidade para o município. A entrega dos equipamentos e sua implantação puderam ser realizadas dentro do prazo previsto pelo novo operador. 

 

Nesse novo sistema, a operação da bilhetagem, por exemplo, é feita na nuvem, e a gestão da frota de ônibus realizada por sistema automático integrado, que permite o monitoramento dos veículos e a tomada de ações de regulação em tempo real.

 

Ao todo, a cidade conta com 108 ônibus modernizados, nos quais o motorista tem à mão, no console do veículo, um sistema que permite expandir funcionalidades, como o acesso a um validador de operações, com informações do início ao encerramento da jornada e de cada viagem. Com esse controle, espera-se que as viagens ocorram com mais agilidade e qualidade.

 

Para os passageiros, um dos benefício diretos é o sistema que permite a realização do cadastro para o cartão de transporte, além de outras consultas e serviços, como recarga, saldo, segunda via do cartão, bloqueio por perda etc. Também para favorecer aos usuários, os validadores estão integrados aos painéis de informação presentes nos veículos, com painéis de LED e sistema de áudio que avisam sobre as paradas. Outros recursos são sistema de wi-fi nos ônibus e biometria facial nas operações.

 

Mudanças em curso

Segundo o professor de arquitetura e urbanismo da Faculdade Uniron, Giovanni Bruno Souto Marini, a notícia divulgada pela Prefeitura de Porto Velho de que o sistema de transporte público da capital rondoniense está sendo modernizado procede, mas ainda não se completou.

 

"Os ônibus antigos realmente foram retirados de circulação e novos foram trazidos. Existe nesses veículos sistemas de informatização que de fato permitem o wi-fi dentro dos ônibus e, para o motorista, traz aplicativo que fornece a geolocalização para ele saber se o veículo pode ou não ir para o abrigo. Mas as mudanças ainda não estão cem por cento implantadas, importante dizer".

 

Marini lembra que já no mês retrasado alguma modificação foi realizada em determinadas linhas. Segundo o pesquisador, como é comum acontecer, essas mudanças geraram satisfação mas também reclamação de parte dos usuários, sobretudo com relação à circulação dos ônibus articulados: "O problema é que em nossa cidade a caixa viária é muito irregular, e não se consegue ter curvatura suficiente para a manobra desses ônibus maiores em todas as ruas". Além disso, houve quem se queixasse que os novos veículos ficaram restritos a apenas grandes avenidas: "Mas claro, comparado com o que tínhamos antes, as perspectivas agora são bens melhores. Ainda não uma maravilha, mas melhores", avalia.

 

Leia também:
Diagnóstico sobre a qualidade das calçadas de Porto Velho - RO
Capitais brasileiras estão entre as piores em transporte público no mundo
"Quase 90% das calçadas de Porto Velho estão fora da norma"
Licitações do atraso: entraves nos contratos de concessão do transporte
Em meio à pandemia, organizações pedem atenção ao transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário