Vote pela mobilidade urbana sustentável - Ouça o Expresso #23

Edição desta semana do Expresso #23 traz guias para eleições. E faz um resumo do Webinar Mobilize_99 que discutiu propostas para avançar políticas de mobilidade no Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de outubro de 2020

Ciclista enfrenta tráfego em Niterói (RJ)

Ciclista enfrenta tráfego em Niterói (RJ)

créditos: Foto: Pedal Sonoro


Campanhas e guias podem ajudar eleitor@s a encontrar candidat@s comprometidos com mais transporte público, veículos com baixas emissões de carbono, bicicletas, ciclovias e calçadas acessíveis. O Mobilize Brasil também está lendo os programas e destacando os pontos relevantes nas candidaturas com mais chances de chegar às prefeituras


Semana passada o Instituto de Estudos Avançados da USP lançou o Guia para Cidades Sustentáveis - Eleições 2020, um trabalho que procura identificar as prioridades para as cidades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O trabalho da USP procurou selecionar algumas propostas para as cidades, e que sejam coerentes com as metas de sustentabilidade da Agenda 2030.


O texto sugere, por exemplo, a isenção das tarifas de transportes para as famílias mais pobres, a garantia de acesso de pessoas com deficiência ao transporte público, a melhoria da sinalização de trânsito para evitar acidentes, e a substituição dos veículos a combustão por outros, com motorização de baixo carbono. Há várias outras sugestões, que podem ser conferidas na publicação e que podem orientar os eleitores, os jornalistas, como nós, ou até os candidatos. Para ver o material, vocês podem acessar o mobilize.org.br ou o site do Instituto de Estudos Avançados (iea.usp.br)..


No podcast também destacamos a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, que já tem a participação de várias capitais e cidades médias do país, como Belém, Manaus, Recife, São Luís, São Paulo, Feira de Santana, na Bahia, Blumenau, em Santa Catarina, Londrina, no Paraná, Poços de Caldas, em Minas Gerais, Macaé, no Rio de Janeiro,, além de Campinas e Mogi das Cruzes, ambas em São Paulo, entre várias outras.


Durante a semana realizamos um webinar em parceria com a 99 app para discutir propostas que façam avançar a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Estavam conosco o secretário Rodrigo Tortoriello, de Porto Alegre, a analista de mobilidade Luma Costa, da Confederação Nacional dos Municípios, a especialista em dados de mobilidade Glaucia Pereira, da Multiplicidade, e o especialista e políticas públicas da 99, Rodrigo Ferreira. No podcast trazemos um resumo das apresentações.

Ouça o Expresso #23 


Leia também:
Candidatos no Rio de Janeiro priorizam ônibus e BRTs
Ciclistas lançam Carta de Mobilidade Sustentável para eleições no Recife
USP publica um guia para orientar as eleições de 2020
Para onde vamos? Como destravar a Política de Mobilidade?

Webinar: Sistema Único de Mobilidade Urbana
Veículos elétricos: Baterias ou células de combustível?
Proposta lúdica quer reinventar a mobilidade nestas eleições


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário