Boletim Mobilize #150: Urbanismo Tático, uma forma de reinventar as cidades

Pequenas intervenções em ruas e praças podem mudar completamente as formas como nos relacionamos esses espaços públicos. Ouça o Boletim Mobilize

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de novembro de 2020

Avenida Central em Fortaleza: de repente, um parqu

Avenida em Fortaleza: de repente, um parque para descanso

créditos: Rodrigo Capote/WRI Brasil


Ouça o boletim
com a voz eletrônica de Ricky Ribeiro:

 

 

Se preferir, leia o texto:


Olá. Agora que já conhecemos os prefeitos eleitos, ou reeleitos, de todos os municípios do Brasil, podemos pensar em soluções relativamente simples para melhorar a vida dos cidadãos. No Boletim #142, eu falei sobre ruas completas. Hoje vou abordar outro tema relacionado ao planejamento das cidades: o urbanismo tático.


De acordo com a organização WRI, o conceito de urbanismo tático consiste em conferir novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo. Com isso, criam-se cidades mais amigáveis aos moradores, incentivando novos hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam. Portanto, por meio de ações simples e baratas, como uma pintura no chão e instalação de equipamentos para criar uma mini praça, o urbanismo tático é capaz de gerar benefícios como a melhora da segurança viária, o fortalecimento de laços entre vizinhos, e a reapropriação de espaços públicos por parte da população.


Também é possível testar uma ideia antes de investir dinheiro em uma intervenção permanente. Muitas vezes, as propostas de mudança partem da própria população. Então, participe, reúna seus vizinhos, dê ideias para melhorar o bairro. A construção de cidades mais agradáveis depende de todos. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.


Leia também:
Como reprogramar as ruas para a mobilidade a pé?
A rua da escola vira um espaço de convivência em Campinas (SP)
No Equador, uma cidade média inicia sua revolução na mobilidade

Reeleita, Anne Hidalgo confirma cerco a carros em Paris


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário