Transmilenio de Bogotá adquire mais 1.002 ônibus elétricos

Licitação levará capital colombiana a ter quase 1.500 veículos elétricos no transporte público até 2020. Objetivo é reduzir poluentes

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/BYD/Sustainable Bus  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de janeiro de 2021

Ônibus elétricos para o Transmilenio

Os primeiros 120 ônibus elétricos entregues em dezembro

créditos: Imagem: BYD


O Transmilenio de Bogotá anunciou na semana passada um contrato para o fornecimento de mais 1.002 ônibus elétricos, totalizando 1.472 veículos fornecidos pela fabricante chinesa BYD para a capital da Colômbia. A companhia venceu a licitação, que foi aberta a todas as tecnologias de ônibus de baixas emissões. Segundo nota divulgada pela fabricante, este é o maior pedido de ônibus elétricos a bateria fora da China. A produção será realizada pela BYD em parceria com a Superpolo (do grupo Marcopolo) e Busscar  (do grupo Caio).


O objetivo é melhorar a qualidade do ar local e atender às reduções de emissões de carbono para controlar as mudanças climáticas, já que a Colômbia é signatária do Acordo de Paris e comprometeu-se a substituir 75% dos ônibus poluidores por veículos de baixas emissões. Segundo informações da Transmilenio, os novos ônibus reduzirão 83.433 toneladas de dióxido de carbono e de 9,63 toneladas de material particulado por ano em comparação com ônibus a diesel que atendem aos padrões Euro 5. Até o momento o sistema de ônibus de Bogotá contava com ônibus de motorização padrão Euro 2 ou Euro 3, muito mais poluentes.


O novo lote de ônibus está programado para ser entregue durante o ano de 2021 e no primeiro semestre de 2022, e será colocado em operação em 34 rotas de ônibus em cinco regiões da capital colombiana.


Leia também:
Ônibus elétricos ganham incentivo para compra de chassis e baterias
Transmilenio vai operar maior ônibus elétrico do mundo
O TransMilenio, 17 anos depois
Eletra lança ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% nacional
Baterias ou células de combustível para mover veículos?



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário