Ciclovias temporárias de Paris ganham mais ciclistas mulheres

Pesquisa na capital francesa mostra que, de cada 10 ciclistas novatos nas ciclofaixas criadas na pandemia, 6 são mulheres. Expectativa é que vias se tornem permanentes

Notícias
 

Fonte: Road CC  |  Autor: Simon Macmichael  |  Postado em: 08 de fevereiro de 2021

Rua Rivoli, em Paris: mais espaço para ciclistas

Rua Rivoli, em Paris: mais espaço para ciclistas

créditos: Romuald Meigneux/Sipa

Em Paris, o número de novos ciclistas nas ciclofaixas temporárias, implementadas principalmente durante a pandemia, está aumentando a cada dia, em especial com a adesão de ciclistas mulheres. É o que mostra pesquisa feita em 12 pontos diferentes mostraram que seis em cada dez ciclistas eram novatos nas ruas. 

 

Segundo o estudo, o percentual de mulheres pedalando aumentou de 36% para 41%, o que demonstra que elas são um contingente expressivo entre quem ganhou as ruas recentemente. 

 

As faixas para bicicleta foram instaladas primeiramente em resposta a uma greve do transporte público no inverno passado, em dezembro de 2019; já no ano seguinte a rede foi ampliada como solução de transporte em meio à pandemia de coronavírus. 

 

Vias permanentes

A maioria dos residentes da capital francesa é favorável às ciclovias e ciclofaixas temporárias, e essa aceitação pode servir para referendar ao governo de Anne Hidalgo a decisão de manter essa infraestrutura. 

 

De fato, uma pesquisa encomendada pela Réseau Action Climat, realizada em agosto, mostrou que 62% dos residentes da Grande Paris preferem que as ciclovias temporárias se tornem permanentes.

 

Outro estudo recente, de organismo ligado ao governo, aponta um percentual ainda maior, de  87%, na capital, entre os que querem a continuidade das ciclovia. Os benefícios apontados por eles são a maior velocidade e fluidez do tráfego de bicicletas, além da maior sensação de segurança que proporcionam.

 

Veja um vídeo da Rua Rivoli, em julho de 2020

 

Leia também:
O projeto para tornar Paris uma 'cidade de 15 minutos'
Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas
Paris testa cargo-bikes elétricas para socorro médico de emergência
Reeleita, Anne Hidalgo confirma cerco a carros em Paris
Paris limita carros, amplia ciclovias e abre ruas para pedestres


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário