Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas

Governo francês vai estender programa de subsídios até março e também investir 30 milhões de euros no financiamento de 20 mil vagas em bicicletários

Notícias
 

Fonte: O Globo/ Reuters  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 01 de dezembro de 2020

"500 mil pessoas de volta ao pedal", comemora governo

créditos: Le Parisien

Mais de um milhão de ciclistas franceses usaram um subsídio de 50 euros (R$ 320) para consertar suas bicicletas usadas, como parte das medidas de combate ao coronavírus, e agora o governo quer que mais pessoas comecem a usá-las.

 

Após a primeira quarentena da França na primavera, o governo ofereceu subsídios para o  conserto de bikes. Esse programa agora será estendido até o final de março, após o relaxamento de uma segunda quarentena no fim de semana passado.

 

Foi o que afirmou a ministra do Meio Ambiente, Barbara Pompili, durante uma visita a um centro de treinamento para mecânicos de bicicletas em Paris nesta segunda-feira (1º): "Após esta segunda quarentena, o governo quer continuar a encorajar os franceses a usar bicicletas para se locomover". 

 

Segundo ela, cerca de metade das pessoas que tiveram suas bicicletas consertadas pela iniciativa raramente pedalavam antes. "Isso colocou 500 mil pessoas de volta ao pedal", comemorou. 

 

Mas para a ministra isso ainda é pouco, já que apenas 3% dos franceses usam suas bicicletas todos os dias. O governo quer triplicar esse número.

 

Bicicletários

Pompili também anunciou um investimento de 30 milhões de euros (cerca de R$ 192 milhões) em três anos para incentivar os empregadores a melhorar as instalações de ciclismo, com financiamento para 20 mil vagas de bicicletários seguros.

 

O chefe da federação francesa de ciclismo, Olivier Schneider, disse que há de 25 a 40 milhões de bikes na França, mas cerca de 15 milhões delas estão em mau estado de conservação. 

 

"Há uma enorme demanda por bicicletas novas em todo o mundo e bicicletas novas podem ser difíceis de encontrar. Então o esquema de subsídio para reparos é uma ótima maneira de colocar as bicicletas velhas na pista novamente", ressaltou Schneider.

 

Leia também:
Paris limita carros, amplia ciclovias e abre ruas para pedestres
Paris testa cargo-bikes elétricas para socorro médico de emergência
Covid-19: Mapas mostram cidades abertas a pedestres e ciclistas
Paris pretende subsidiar compra de bicicletas elétricas
Reino Unido lança subsídio para conserto de bicicletas
Nova York: bicicletarias agora são serviços essenciais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário