De bike ao trabalho: Rio é a 2ª do mundo em novos ciclistas

Dado consta no relatório Year in Sport 2022, da plataforma Strava. Em comparação a 2019, capital fluminense só ficou atrás de Paris

Notícias
 

Fonte: Bike aos Pedaços/ Veja Rio  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de janeiro de 2023

Ciclistas no Rio: aumento de 62% de 2019 a 2022 (S

Ciclistas no Rio: aumento de 62% de 2019 a 2022 (Strava)

créditos: Stefano Aguiar/ ITDP

O Rio de Janeiro é a segunda cidade do mundo em número de pessoas que, desde 2019, ano do início da pandemia, passaram a se locomover de bicicleta para ir ao trabalho. A capital fluminense só ficou atrás de Paris. 

 

O dado consta de um ranking no relatório anual Year in Sport, da plataforma Strava, divulgado em dezembro, e que revela tendências em relação a esporte e deslocamento em bicicleta. 

 

Em comparação a 2019, o aumento nos deslocamentos em bicicleta para ir e vir do trabalho foi, no caso do Rio de Janeiro, de 62%. Já Paris cresceu 97% no período. Esse crescimento espantoso da capital francesa coincide com as várias medidas de estímulo ao ciclismo adotadas pela prefeita Anne Hidalgo (veja matéria no Mobilize).

 

No Rio, o fenômeno também tem explicações: para começar, o aumento e a recuperação da malha cicloviária na cidade, que recebeu mais de 100 novas faixas e trechos de interligação entre as já existentes. Também influiu a ampliação do sistema de bicicletas compartilhadas, já que, até o fim do ano, houve acréscimo de mais de cinco mil bikes, distribuídas na região central e nas zonas Norte, Sul e Oeste. 

 

Tabela no relatório Year in Sport 2022. Imagem: Reprodução Strava 

 

Year in Sport 

Segundo Rosana Fortes, country manager do Strava, “o relatório Year in Sport ajuda a orientar políticas públicas, no caso do Rio de Janeiro, para quem pedala. É uma informação relevante e nos surpreende também estarmos apenas atrás de Paris, onde os hábitos são diferentes e o clima também”, diz.

 

Para ver o relatório de dados completo e os locais mais populares para andar de bicicleta, clique aqui e consulte o Year In Sport on-line.

  

Leia também:
Prefeitura do Rio anuncia novas ciclofaixas na Zona Norte da cidade
Novas rotas cicloviárias no Rio farão conexão com transporte público
Até ciclovias inexistentes são denunciadas em dossiê no RJ
Prefeitura do Rio inicia obras para restaurar ciclovias da cidade
Ciclovias temporárias de Paris ganham mais ciclistas mulheres


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário