Até ciclovias inexistentes são denunciadas em dossiê no RJ

Um raio-X da infraestrutura cicloviária na Zona Oeste, a mais populosa e desassistida da capital fluminense, será entregue hoje (10) à secretaria municipal de Transportes

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: O Dia  |  Postado em: 12 de maio de 2022

Ato em novembro no bairro Freguesia pede por mais

Ato em novembro no bairro Freguesia pede por mais ciclovias

créditos: Amaf

O "Dossiê ciclovias da Zona Oeste", estudo conduzido pela equipe do vereador William Siri (Psol) e apoiada na percepção de quem pedala na região, será entregue nesta quinta-feira (12) à secretária de Transportes da cidade do Rio de Janeiro, Maína Celidonio.

 

O levantamento faz revelações, no mínimo curiosas, sobre a infraestrutura viária na região. Após seis meses em campo, com pesquisas, fiscalizações e debates com ciclistas, detectou-se, por exemplo, que há rotas cicloviárias do mapa da Prefeitura que só existem no papel. 

 

Entre os trechos fictícios, estão rotas em Inhoaíba jamais construídas e outras que desapareceram pela falta de manutenção. Ironicamente, um trecho não mapeado pelo poder executivo na Praia de Sepetiba é justamente o mais bem avaliado pelos ciclistas. 

 

Outra particularidade é o perfil de quem se locomove sobre duas rodas: a maioria é homem, negro ou pardo e de baixa renda - e usa as magrelas para chegar ao transporte público. Não à toa, uma grande demanda dos moradores da região é a criação de rotas para os trens e BRT, e próximas à Av. Brasil. 

 

Ciclovia cheia de buracos na estrada dos Bandeirantes, em Vargem Grande. Foto: Reprodução

 

Leia também: 
Prefeitura do Rio inicia obras para restaurar ciclovias da cidade
Moradores mapeiam ciclovias sem manutenção em Botafogo, no Rio
Prefeitura do Rio reassume serviço do BRT e vai licitar a operação
Barcos autônomos farão transporte de passageiros no Rio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário