Melhorar o transporte público é corrigir desigualdades

Editorial de hoje (25) do presidente de associação de transportes dos EUA fala em justiça social, econômica e política a um setor sempre marcado pelo racismo estrutural

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Fonte: Apta/Edição Mobilize Brasil  |  Autor: Paul P. Skoutelas  |  Postado em: 25 de fevereiro de 2021

Trem urbano: desigualdade social sob a pandemia

Trem urbano: desigualdade reiterada pela pandemia

créditos: Agência Brasil


O presidente da American Public Transport Association (Apta) publicou hoje (25) um editorial em que defende a melhoria radical nos sistemas de transportes coletivos, como uma das ferramentas para corrigir as desigualdades raciais (e sociais) que ainda marcam a sociedade dos Estados Unidos. E também do Brasil.
Em um trecho, Paul P. Skoutelas escreve sobre os ganhos que a eliminação das desigualdades poderia trazer à economia do país da América do Norte, algo como um acréscimo de 16 trilhões de dólares por ano ao PIB. 

 

Confira o editorial "Olhando a equidade pela via do transporte" (Looking at Equity Through a Different Lens), em tradução livre do Mobilize. Se preferir, leia diretamente (em inglês) no site da associação.

 

“Reparar quatro séculos de escravidão, segregação e desigualdade de oportunidades não é uma questão simples”, escreveu o historiador vencedor do Prêmio Pulitzer Jon Meacham em seu livro "His Truth Is Marching On" sobre o falecido Rep. John Lewis e a marcha de 1965 em Selma, Alabama. "...e os Estados Unidos não podem obter justiça racial, econômica e política de apenas uma maneira”, continuou ele. “Quando a nação se vê de forma diferente, ela aumenta sua capacidade de agir de forma diferente.”

 

À medida que nos aproximamos do final do Mês da História Negra (1º de fevereiro a a 1º de março), quero compartilhar um pouco do que estou ouvindo de nossos membros e organizações parceiras sobre como podemos nos ver e agir de maneira diferente para uma maior equidade. Podemos começar com um olhar honesto sobre nossa história.

 

Vencedores e perdedores históricos 

Como a maioria de vocês, escolhi uma carreira no transporte público porque acredito que a mobilidade muda vidas, dá às pessoas acesso a oportunidades e melhora a qualidade de vida. Somos fornecedores de soluções; pensamos no trânsito como um equalizador igualitário na sociedade.


A Apta publicou vários estudos ao longo dos anos que mostram como o investimento em trânsito cria empregos, gera um retorno econômico de 5 para 1, aumenta o valor das propriedades e torna as comunidades mais saudáveis e seguras. Onde o transporte público chega, as comunidades crescem.

 

Infelizmente, isso não é verdade para todos. 

 

“Temos um legado de investimentos acontecendo às custas das comunidades de cor”, disse o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, esta semana. Ele reconheceu o papel do governo federal em ajudar a construir um sistema de transporte que frequentemente exclui as oportunidades econômicas dos bairros minoritários.

 

“Reconhecemos como os investimentos equivocados e as oportunidades perdidas para as políticas federais de transporte reforçaram a desigualdade racial e econômica”, afirmou Buttigieg ao comprometer sua agência para promover maior equidade.

 

A história do transporte público espelha a (história) de nossa nação, heróica e lamentável. Em muitos lugares, existem dois sistemas de transporte público com padrões diferentes para passageiros que optam por usar o transporte público e aqueles que dependem dele. Aqueles que escolhem livremente o transporte público são geralmente brancos e têm uma base tributária mais rica. Os “passageiros dependentes” são geralmente negros e têm renda mais baixa. São sistemas separados e desiguais, seja por design ou padrão.

 

Nossa indústria - desde o planejamento, financiamento, design, programação e escolhas da frota de veículos - foi influenciada pelo racismo estrutural herdado. Isso não devia marcar o transporte público; nossas decisões frequentemente foram afetadas por questões não relacionadas ao trânsito, como empréstimos hipotecários, zoneamento, investimentos comerciais e alocação de recursos locais.

 

Não menos do que qualquer outro segmento da sociedade, existem lugares onde os gastos com transporte público foram moldados pela era da dessegregação pós-movimento dos Direitos Civis dos anos 1960. Entre 1960 e 1964, o apoio de White [jornalista e escritor Theodore Harold White] à ideia de que o governo deveria garantir um padrão mínimo de vida para cada americano retrocedeu de 70% para 35%.  

 

O Título VI da Lei dos Direitos Civis de 1964 tinha como objetivo proibir a discriminação e garantir que todas as pessoas, independentemente de raça ou renda, tivessem acesso ao trânsito. Na prática, no entanto, a lei tem se concentrado mais no cumprimento mínimo para “não causar danos” do que na retificação de iniquidades de longa data.

 

Deixar de alinhar os serviços de transporte público com as populações que mais dependem deles não é apenas uma deficiência no planejamento do transporte, mas uma barreira à equidade. “As decisões de financiamento do transporte público são um reflexo direto de quem valorizamos na sociedade... em quem acreditamos que vale a pena investir”, declarou Dorval Carter, presidente da Chicago Transit Authority e membro do Conselho da Apta, em um discurso recente no Transportation Research Board.

 

Na verdade, quando os benefícios estão disponíveis para todos igualmente, os resultados são mais empregos, salários mais altos, escolas e serviços públicos mais bem financiados e melhor acesso ao transporte público. De acordo com um estudo de 2020, o Citigroup calculou que, se tivéssemos adotado políticas para diminuir o fosso econômico entre americanos negros e brancos há 20 anos, o Produto Interno Bruto dos EUA teria sido US$ 16 trilhões mais alto.

 

Plano de Ação da Apta

Enfrentar o racismo exige que todos nós sejamos parte ativa da solução. Nos últimos meses de 2020, o Grupo de Trabalho de Igualdade Racial do Conselho de Diversidade e Inclusão da Apta começou a discutir como a associação poderia ter um impacto verdadeiramente transformador no apoio aos esforços de igualdade racial dos membros da associação. 

 

O resultado dessa missão de meses de duração é o Plano de Ação de Equidade Racial da Apta, um projeto de atividades, metas e resultados desejados. Os cinco objetivos do plano são: 

 

- Medir e reconhecer o progresso na equidade racial na indústria de trânsito, fornecendo aos membros da APTA um roteiro tangível para o avanço da equidade em suas próprias organizações.

- Oferecer programação educacional, suporte técnico e recursos para ajudar indivíduos e organizações a desenvolver práticas, políticas e programas que apoiem a justiça e a equidade racial.

- Criar mais oportunidades de orientação, patrocínio e envolvimento para alunos, profissionais de transporte público e empresas relacionadas ao transporte público.

- Ser um defensor mais influente da equidade e do trânsito, promovendo a inclusão e a diversidade em posições de liderança em agências de trânsito, negócios relacionados ao trânsito e conselhos de administração, bem como na entrega justa de bens e serviços da indústria de trânsito.

- Implementar parcerias voltadas para resultados com organizações dedicadas à equidade, diversidade e inclusão que apoiem os objetivos e a missão da Apta e seu Plano de Ação de Equidade Racial.

 

Este plano de ação é uma prioridade dentro do Plano Estratégico de Diversidade e Inclusão da Apta e um esforço em larga escala para garantir que a justiça social e racial esteja presente em nossas práticas. 

 

Propostas adicionais

O setor de transporte público tem feito mais do que a maioria dos setores para fornecer acesso equitativo a oportunidades, solicitar vozes e pontos de vista diversos, contratar trabalhadores que representem as comunidades que atendem e promover o diálogo aberto.

 

Nossos membros, tanto agências de trânsito quanto empresas, estão fazendo ações notáveis para aumentar a equidade por meio de iniciativas de desenvolvimento da força de trabalho, e criando um ambiente seguro para conversas corajosas. A equidade racial está se tornando um elemento fundamental nas tomadas de decisão. Rotas mais frequentes estão sendo adicionadas a áreas urbanas densamente povoadas e mal atendidas, e os recursos estão sendo direcionados para onde são mais necessários, independentemente do código postal. O Plano de Ação de Equidade Racial da Apta coletará e compartilhará muitas dessas melhores práticas.

 

 Aqui estão algumas ideias que merecem foco especial:

 

- Conecte todos os clientes com tomadores de decisão: Solicitar o envolvimento da comunidade e realizar reuniões públicas muitas vezes não é suficiente. Agências de trânsito membros da Apta estão trabalhando com organizações de bairro e ativistas locais para garantir que populações historicamente marginalizadas tenham voz. Tornar o trânsito justo significa ouvir todos os passageiros e todas as comunidades.

- Priorize os recursos de trânsito para comunidades vulneráveis: Algumas agências de transporte público estão melhorando o serviço em bairros não-brancos específicos, onde o trânsito é a tábua de salvação para empregos, saúde e educação. Criar um sistema de transporte mais justo significa reavaliar prioridades para focalizar nas pessoas para quem o trânsito é o único meio de mobilidade.

- Apoie um amplo investimento em comunidades de baixa renda: Trânsito e líderes de negócios estão fazendo parceria com escolas técnicas, instituições médicas e de pesquisa, supermercados e varejistas e investidores para planejar projetos que podem criar empregos, oportunidades de treinamento e habitação a preços acessíveis. Isso mostra por que é tão importante trazer para a mesa interesses diversos e não relacionados ao trânsito - desde o início.

- Pergunte como as decisões são tomadas e considere as consequências por trás: As agências de trânsito estão desenvolvendo ferramentas de avaliação de patrimônio para revisar como prestam seus serviços. Por que os abrigos são fornecidos em algumas rotas, mas não em outras? Por que passagens seguras para pedestres são uma prioridade em alguns lugares, mas não em outros? As agências também estão examinando como as decisões de trânsito impactam outras questões, como preços de moradias e deslocamento de populações de baixa renda, fácil acesso a empregos e aplicação de tarifas versus policiamento.

 

Equidade na mobilidade significa equidade racial

A história dos direitos civis na América sempre esteve ligada à questão da equidade no transporte. “Reconstruir melhor” começa com o reconhecimento das deficiências sistêmicas de nosso passado para evitar que se tornem parte de nosso futuro.

 

No ano passado, a pandemia da Covid-19 nos mostrou como a falta de acesso a cuidados de saúde de qualidade em comunidades minoritárias tornou-as mais vulneráveis à devastação do vírus. Ao mesmo tempo, o trânsito foi proclamado como “um serviço essencial”, fundamental para o funcionamento de uma cidade. Como indústria, precisamos reconciliar essas duas realidades.

 

Como nossa família Apta trabalha por uma verdadeira igualdade em mobilidade e acesso para todos, espero que as palavras de John Lewis nos inspirem a manter vivo o espírito do Mês da História Negra ao longo de 2021 e depois:

 

“Eu acho que algo está se formando na América que vai aproximar as pessoas cada vez mais. Temos que avançar como um povo, uma família, uma casa.”

 

Paul P. Skoutelas
Presidente e CEO da American Public Transportation Association

 

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