Micro-ônibus autônomo e elétrico começa a operar em Paris

Desde quinta-feira (31), moradores da região de Île-de-France podem usar gratuitamente o veículo autônomo, que tem capacidade para 11 pessoas e percorre trajeto de 1,6 km

Notícias
 

Fonte: Tecmundo  |  Autor: Nilton Kleina  |  Postado em: 02 de abril de 2021

Veículo tem um condutor que assume o volante numa

Veículo tem um condutor que assume o volante numa emergência

créditos: Reprodução

A região de Île-de-France, que inclui Paris e diversas cidades vizinhas, ganhou uma nova opção de transporte. Trata-se de um micro-ônibus totalmente autônomo e 100% movido por energia elétrica, já disponível desde a última quinta-feira (31) para moradores e turistas.

 

O modelo da empresa de transportes Keolis tem capacidade para 11 passageiros — sendo um deles o funcionário do departamento de transportes, respeitando a legislação local de que é preciso ter um condutor humano pronto para assumir o volante em situações de emergência.

 

O meio de transporte é uma forma de integração com as linhas de trem da região. Ele sai da estação de Saint-Quentin en Yvelines e realiza uma rota de 1,6 km com três paradas, deixando os passageiros no centro comercial de Pas-du-Lac.

 

Veículos foram colocados nas ruas a partir do fim de março. Foto: Île-de-France Mobilités 

 

A passagem é gratuita e um veículo passa a cada 8 minutos (em horário comercial) ou 17 minutos (nos momentos de menos tráfego), sendo que o veículo é capaz de se comunicar com semáforos para ajustar a própria velocidade.

 

A utilização dos veículos autônomos é um teste para a região, com o atual contrato valendo até junho de 2022 com uma possível expansão.

 

Leia também:
A ética dos carros autônomos está nas mãos do motorista
Primeiro ônibus inteiramente autônomo dos EUA é apresentado
Como o carro autônomo vai "ouvir" uma sirene?
Empresa paranaense lança carro autônomo
Nova York começa a testar serviço de carros autônomos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário