Escócia inclui ônibus autônomo que vai a 80 km/h no transporte público

Linha inaugurada faz trajeto de 22,5 km entre Fife e a capital Edimburgo. Por segurança, veículos trafegam com um motorista para monitorar a tecnologia, e um cobrador

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de maio de 2023

Ônibus autônomos cruzam a turística Ponte Forth

Ônibus sem motorista cruzam a turística Ponte Forth

créditos: Stagecoach

O primeiro serviço de ônibus autônomos do Reino Unido foi inaugurado no início desta semana na Escócia, para fazer um trajeto de 22,5 km entre o distrito de Fife e a capital Edimburgo. Serão utilizados cinco veículos na linha, cada um com capacidade para 80 passageiros. São ônibus tamanho padrão, e não micro-ônibus como vem sendo adotado até o momento com a tecnologia em outros países.   

 

Mas o que mais surpreende, já que são veículos sem motorista, é a velocidade de tráfego: 80 km/h. Ainda em fase de testes, até 2025, o serviço conta com dois funcionários nos ônibus acompanhando a viagem: um motorista de segurança vai ao volante para monitorar o desempenho da tecnologia, e outro é encarregado de checar as passagens e tirar dúvidas dos passageiros. 

 

A intenção no futuro é que a viagem seja feita apenas com um motorista auxiliar. Vale lembrar que, como regra, os veículos autônomos operam por meio de sensores e inteligência artificial, mas sempre há o controle de um motorista, que garante a segurança.  

 

Os ônibus autônomos AB1, na Escócia, devem transportar cerca de 10 mil passageiros por semana, informa a empresa pública de transportes "Transport Scotland". O preço da passagem é mais "salgado" do que no transporte público convencional: a tarifa custa 7,20 libras (o equivalente a R$ 44), e em um ônibus normal o passageiro desembolsa 2 libras (R$ 12,30). 

 

A tecnologia de ônibus autônomos no país foi desenvolvida ao longo de dez anos. De acordo com o site do serviço, a tecnologia utilizada tem a capacidade de ver em 360°, possibilitando reagir mais rápido a incidentes e visualizar melhor em “mau tempo”. 

 

O projeto é uma parceria entre a Transport Scotland e a empresa de ônibus Stagecoach. Participaram ainda a empresa de softwares para carros autônomos Fusion Processing, o construtor de ônibus Alexander Dennis, a Edinburgh Napier University, o Bristol Robotics Lab e a University of the West of England (UWE Bristol).

 

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