BRT do Rio terá frota duplicada até setembro, promete prefeitura

Hoje superlotados, ônibus passarão dos atuais 120 para 241 veículos, anunciou o prefeito Eduardo Paes. Divulgada também obra para integrar estação VLT com BRT TransBrasil

Notícias
 

Fonte: Mobilizel/ SMTR (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de abril de 2021

Sistema BRT sob intervenção do governo desde 3 de

Sistema BRT sob intervenção do governo desde 3 de março

créditos: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A prefeitura do Rio de Janeiro informou em coletiva na manhã desta quarta-feira (7) que pretende aumentar a frota do sistema BRT dos atuais 120 veículos em operação para 241 no início de setembro. Além disso, o prefeito Eduardo Paes anunciou que o sistema será licitado novamente. 

 

Vale lembrar que, no fim de 2016, a frota de BRTs da capital fluminense operava com 375 ônibus. E que, desde o último dia 3 de março o serviço está sob intervenção do governo municipal.  

 

Na reunião também foi anunciada, pela secretária de Transportes Maína Celidônio, a construção de um terminal de VLT próximo à Rodoviária Novo Rio. Esse terminal permitirá que o Corredor Transbrasil, que liga Deodoro à rodoviária, seja integrado ao VLT. O terminal ocupará parte do terreno do gasômetro, informou a prefeitura, e permitirá levar os passageiros até o centro da cidade.

 

A coletiva de hoje cedo reuniu o prefeito Eduardo Paes, a secretária municipal de Transportes Maína Celidônio e a interventora do BRT, Cláudia Sessim.

 

Linhas do BRT

No Rio, o sistema é dividido em três consórcios, que operam as linhas Transoeste, Transolímpica e Transcarioca. Os veículos são do tipo articulado e trafegam em corredores segregados, com paradas em estações especialmente construídas.

 

Segundo Paes, “o sistema do BRT, ao longo desses meses, vai apresentar melhorias, mas a solução definitiva vai levar ainda algum tempo”, disse, e acrescentou: “Já estamos modelando a nova licitação”.

 

Paes reconheceu que durante a pandemia os veículos do BRT têm estado sempre superlotados nos horários de pico, gerando preocupação com o risco de transmissão do coronavírus. E que, ao introduzir mais ônibus no sistema, a tendência é que as aglomerações diminuam. 

 

Mas não prometeu resolver inteiramente o problema: “Essa é uma realidade, infelizmente. É impossível você colocar em qualquer sistema de transporte as pessoas distantes um a dois metros das outras”, concluiu o prefeito.

 

Para ver na íntegra a coletiva da Prefeitura do Rio, clique aqui. 

 

Leia também:
Candidatos no Rio de Janeiro priorizam ônibus e BRTs
BRT do Rio: relatório propõe ônibus elétrico e melhoria dos serviços
Governo do RJ autoriza transporte de passageiros em pé nos ônibus
Capitais brasileiras estão entre as piores em transporte público no mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário