Governo do RJ autoriza transporte de passageiros em pé nos ônibus, metrô e trem

Decreto com novas regras de flexibilização devem aumentar ainda mais as aglomerações e ocorrem no momento em que o número de casos de covid-19 sobe no estado

Notícias
 

Fonte: Globoplay  |  Autor: Hora 1/ Globo  |  Postado em: 26 de agosto de 2020

Ônibus e BRTs já andavam lotados, e agora podem pi

Ônibus e BRTs já andavam lotados, e agora podem piorar

créditos: Reprodução/ Globoplay

Decreto publicado no começo desta semana pelo governo do Estado do Rio de Janeiro permite o transporte de passageiros em pé em linhas de ônibus intermunicipais, BRT, trens e metrô.

 

Mesmo nos períodos mais difíceis da pandemia passageiros já viajavam em pé, em ônibus lotados, e não havia fiscalização de parte da prefeitura, então essa permissão agora deve agravar ainda mais essa situação, mostrou a equipe de reportagem da Rede Globo. 

 

Segundo o infectologista Roberto Medronho, da UFRJ, "nunca tivemos um distanciamento social, e enquanto tomávamos medidas de isolamento, as pessoas no transporte estavam totalmente próximas umas das outras". 

 

O decreto do governador Wilson Witzel (PSC), publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial do Estado, amplia o limite máximo de passageiros que podem ser transportados em trens, metrô e ônibus intermunicipais durante a pandemia. Mas o novo percentual de lotação ainda não foi regulamentado pelo governo.

 

De acordo com o decreto anterior, o transporte sobre trilhos só podia transportar 50% da ocupação total das composições. A nova determinação permite transportar até 60% de sua capacidade. A determinação também vale para os ônibus.

 

Leia também:
Pandemia escancara dura realidade do transporte público urbano
Transporte público tem que ter subsídio. Ouça o Boletim Mobilize
"Precisamos achatar a curva de uso do transporte público"
Como destravar o transporte público no pós-pandemia?
Google Maps lança recurso para evitar aglomeração no transporte público



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário