"Precisamos achatar a curva de uso do transporte público"

Empresário de ônibus, Marcelo Bandeira de Mello defende um acordo entre operadores, governo e sociedade para reorganizar horários de atividades e reduzir picos de demanda

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil*  |  Postado em: 08 de julho de 2020

Marcelo Bandeira de Mello

Marcelo Bandeira de Mello

créditos: Divulgação

Marcelo Bandeira de Mello atua no segmento de transportes urbanos há mais de dez anos. É diretor executivo de duas empresas de transporte coletivo que operam na Região Metropolitana do Recife (PMR), ligadas ao Grande Recife Consórcio de Transporte, e integra o conselho de inovação da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Nesta entrevista, concedida por meio do whatsapp, o empresário comenta as dificuldades enfrentadas pelo setor de transporte em ônibus e aponta a perspectiva de atuar em conjunto com governos e empresas para evitar os picos de demanda e "achatar a curva" de uso dos transportes, da mesma forma como foi feito na saúde pública  em meio à crise da Covid-19.

 

Além do setor de saúde, o transporte urbano é um dos segmentos que mais sofreu os efeitos da pandemia. Normas internacionais sugerem ocupação de apenas 35% a 40% no interior de trens, metrôs, barcas e ônibus para evitar os contágios, o que parece quase impossível. Por isso, o senhor está propondo uma nova modelagem que busca "achatar a curva de demanda" do transporte. Poderia explicar a proposta?

Com base nas novas especificações de serviço que estão sendo propostas, a ideia é calcular qual a capacidade máxima de transporte e fazer um balanceamento, digamos, das cargas, ou da demanda, de maneira a não saturar o sistema. De maneira análoga, é como tem sido feito no sistema de saúde: considera-se que há aí uma capacidade instalada, e a restrição à circulação de pessoas se faz necessária para não saturar o sistema todo; com isso, permite-se o atendimento das pessoas contaminadas, mas dentro do limite que o sistema de saúde pode prover.


Então, entendemos que essa não é uma decisão isolada por parte das empresas de transportes, e muito menos dos órgãos de estudos. É necessário haver um engajamento de toda a sociedade, pois é um problema coletivo. E a ideia é justamente reunir toda as entidades de classe, todas as pessoas que planejam e executam o transporte, para atuarmos pontualmente nos setores que estejam impactando de modo mais contundente a lotação dos coletivos em determinado momento, e manejar esses horários - muitas vezes trinta minutos ou uma hora, antes ou depois dos horários de pico.


Com isso, poderemos deixar a distribuição da demanda mais homogênea e reduzir a pressão por aumento de frota. Aumento de frota que impactaria os custos, que certamente não estariam cobertos pelas respectivas receitas, uma vez que os cálculos tarifários e remuneratórios previam uma ocupação diferente da que está sendo exequível nos dias atuais, com a pandemia.


Antes mesmo da pandemia, o setor de transportes ja vivia uma crise e perdia passageiros, em parte pelo valor elevado das tarifas, se comparadas à renda média dos brasileiros. Sabemos também que o transporte no Brasil é pouco subsidiado, o que faz com que pese mais para o brasileiro do que, por exemplo, para um suíço. Subsídio é realmente necessário para que o direito social ao transporte seja efetivado na prática?

Sem dúvida. Atualmente no Brasil, com raras exceções, a tarifa é custeada exclusivamente pelo usuário, o que faz com que o orçamento das famílias seja onerado demais, ao passo que não permite uma melhora real na qualidade do serviço. Em Recife, notadamente, temos uma das menores tarifas do Brasil; falando em capitais, somos a segunda menor tarifa. E com uma particularidade: o sistema aqui é metropolitano.

Todos os 13 municípios que compõem a RMR possuem terminais de integração e possibilitam o deslocamento entre essas localidades pagando uma só passagem. Então, unimos aqui uma tarifa extremamente baixa, com a possibilidade de integração; e todo esse custo é arcado basicamente pelo usuário. Isso naturalmente compromete a qualidade do serviço.

E para que essa equação possa fechar, seria preciso, ou aumentar a ocupação dos veículos - o que nesse momento de pandemia é algo improvável de acontecer, e mesmo não recomendável -, ou haver uma contrapartida do poder público, para que se possa manter essa tarifa em nível aceitável, compatível com a renda da população, e permitindo também uma melhoria na qualidade do serviço.

 

Ônibus em operaçãono BRT do Recife: "achatar a curva de demanda" Foto Grande Recife Cons. de Transporte

 

Aplicativos de empresas de várias partes do mundo, do Brasil inclusive, estão começando a oferecer o chamado transporte coletivo sob demanda. Eles circulam em trajetórias estabelecidas pelo usuário, param em pontos virtuais, e seguem com bom número de passageiros, atendendo a quem deseja chegar mais rápido à rede de transportes de massa. Na sua opinião, seria essa uma boa tendência futura, principalmente se funcionando como linhas alimentadoras do transporte troncal de metrôs e BRTs?

Temos acompanhado de perto a evolução desse serviço de transporte coletivo sob demanda, e entendemos que, sim, faz sentido como transporte complementar, principalmente para linhas onde não há demanda tão expressiva que viabilize uma frequência pré-determinada de saída de frota.

Existem, no entanto, alguns desafios aí que devem ser observados: sobretudo nas regiões mais pobres, onde a conectividade à internet ainda é uma barreira, por exemplo. Quando falamos de um transporte essencial, um serviço social, essa ideia de imputar ao passageiro a obrigatoriedade de ele ter que se registrar, ou fazer uma compra antecipada, ou até mesmo ficar sujeito a ter ou não o transporte dependendo da demanda de outros, bem... isso é uma questão que precisa ser avaliada com muita atenção, sob pena de deixarmos uma parcela da população sem atendimento.

Mas, sim, acredito que, nas linhas alimentadoras, em algumas situações volto a dizer, é possível essa convivência do transporte regular, de itinerários fixos e horários pré-programados, com os serviços sob demanda, definidos pelo interesse de seus usuários e que requerem, para a realização da viagem, um mínimo de passageiros naquele momento.

 *Edição: Regina Rocha


Conheça a nota técnica proposta para a gestão da demanda no transporte público


Leia também:
Como destravar o transporte público no pós-pandemia?
Empresas de transporte poderão suspender pagamento de financiamentos
Baixa oferta dificulta retomada do transporte público
Google Maps lança recurso para evitar aglomeração no transporte público
Retomada em SP pode aumentar contaminação no transporte público    


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário