Ação no Recife põe motoristas de ônibus no lugar de ciclistas

Amanhã (25), Dia do Motorista, 100 condutores da capital pernambucana iniciam uma formação com o objetivo de fomentar na categoria o respeito aos mais frágeis no trânsito

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ CTTU  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de julho de 2023

Motoristas sentem na pele o que é ser um ciclista

Motoristas sentem na pele o que é ser um ciclista nas ruas

créditos: Divulgação/CTTU

Nesta terça-feira (25), Dia do Motorista, os condutores do transporte público da cidade do Recife serão iniciados em um programa de formação, com evento e curso de um mês sobre o respeito aos ciclistas e motociclistas no trânsito. 

 

O objetivo da iniciativa, liderada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), é conscientizar os profissionais sobre a responsabilidade dos veículos maiores na proteção dos menores e mais frágeis no trânsito. 

 

O encontro acontece a partir das 10 horas de amanhã (25) no Compaz Ariano Suassuna* e, ao todo, envolverá 100 motoristas, que receberão capacitação até o final do mês, e um curso em agosto. 

 

Durante o encontro, os condutores terão uma aula expositiva sobre noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com foco no respeito aos ciclistas. Não andar nem parar sobre as ciclofaixas, respeitar a velocidade regulamentada, garantir o espaço mínimo de 1,5 m de distância do ciclista serão algumas orientações repassadas. Outra informação importante é sobre o ponto cego do veículo, que é causa de diversos sinistros de trânsito envolvendo ciclistas e motociclistas com ônibus.

 

A CTTU vai distribuir adesivos indicando os locais de pontos cegos dos ônibus para que os veículos menores não se posicionem naquele local. A formação também ajudará o condutor a ficar mais atento nesse espaço para diminuir os riscos de sinistros de trânsito. 

 

“É comum que ciclistas e motociclistas se coloquem nos corredores entre veículos; essa é uma prática perigosa que nós não indicamos, mas é essencial também que os motoristas estejam atentos para diminuir as potencialidades de um possível sinistro e aí entra o excesso de velocidade. A velocidade elevada é a causa de mais de 50% das mortes no trânsito e isso se torna ainda mais perigoso no caso de um veículo pesado como um ônibus, que potencializa os efeitos da aceleração”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

 

Curso em 2021 capacitou 80 motoristas do transporte coletivo do Recife. Foto: Divulgação/CTTU

 

Sinistros de trânsito

Em 2022, a CTTU registrou 160 sinistros com vítimas envolvendo ônibus, sendo, principalmente, dos tipos de colisão lateral com outro veículo (37) ou atropelamento de pedestres (35). Ao todo, foram 197 vítimas do trânsito envolvendo ônibus, 47% deles utilizando bicicleta ou motocicleta. Entre as vítimas de sinistros envolvendo ônibus em 2022, 20 ficaram gravemente feridas e seis delas morreram.

 

Em pesquisa realizada pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, em parceria com a Universidade do Ceará e com a Johns Hopkins University, foi identificado que, em 2022, 12% dos ônibus que trafegam no Recife excedem o limite de velocidade. 

 

A Prefeitura do Recife pactuou com as Nações Unidas o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito no período 2021-2030. E informa que já treinou, em 2021, 80 motoristas da frota complementar para respeitar os mais frágeis no trânsito, além de respeitar os excessos de velocidade.

 

*Fábrica de cidadania do Recife, localizada Av. Gen. San Martin, 1208, no bairro Cordeiro, Recife.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Corredores de ônibus não avançam no Recife
Recife lança manual com desenho de "ruas para pessoas"
Recife monitora respeito à velocidade em suas vias
Recife reforça segurança viária no entorno de escolas
Motociclistas são principal vítima de sinistros de trânsito em Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário