Recife reforça segurança viária no entorno de escolas

Na Semana da Mobilidade, Prefeitura desenvolve ações de engenharia, sinalização e educação de trânsito para proteger rotas de estudantes

Notícias
 

Fonte: Assessoria CTTU  |  Autor: Redação Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de setembro de 2022

Urbanismo tático na rua das Oficinas, bairro do Pi

Urbanismo tático na rua das Oficinas, em Recife

créditos: Josenildo Gomes/CTTU

A Prefeitura do Recife iniciou hoje (21), uma série de ações de mobilidade voltadas para as crianças da capital pernambucana. As equipes de engenharia de trânsito concluíram a implantação de uma área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático na rua das Oficinas, no bairro do Pina, que é rota de estudantes aos seus colégios.
 
A nova área de trânsito calmo na Rua das Oficinas faz uso de urbanismo tático, conceito que utiliza pinturas coloridas no chão para redesenhar o espaço urbano de forma mais rápida, garantindo, assim, mais eficiência nas intervenções de segurança viária. Com isso, a via teve ampliação nas áreas de pedestres como as bordas das calçadas, refúgios e novas travessias. Ao todo, os pedestres ganharam uma área de 720 m² na região. A via é localizada na rota de estudantes de escolas municipais e estaduais, além de uma unidade de saúde.

“A sinalização colorida funciona como um recado para o condutor que aquela é uma área escolar, então é importante reduzir a velocidade, observar que a via tem bastante crianças pedestres e dar a preferência com atenção redobrada. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está intensificando a sinalização nas áreas escolares e nas proximidades de parques e praças com amplo fluxo de crianças pedestres porque entendemos que elas são usuários da mobilidade. Nossas ruas precisam estar adaptadas para garantir segurança viária a essas pessoas”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. As equipes reforçaram, também, de forma mais ostensiva, a sinalização viária quanto à velocidade máxima permitida na via, que é de 30 km/h.


Além de entregar áreas mais seguras, a mensagem de fomento às boas práticas na mobilidade também chegará aos pequenos a partir das escolas. Artistas educadores da "Liga da CTTU" realizaram atividades lúdicas com estudantes dos anos iniciais em unidades de ensino municipais e particulares. Nesses encontros, as crianças participam de jogos  com perguntas sobre o trânsito e recebem materiais educativos sobre boas práticas de segurança viária. E segundo a CTTU, nas proximidades dessas escolas também haverá manutenção de sinalização viária com reforço nas faixas de pedestres e na sinalização de velocidade máxima permitida na via. Ao todo, mais de 15 áreas escolares serão contempladas até o final de setembro.


Ruas para crianças
Em 2022, Recife passou a integrar o programa Street for Kids, da Global Designing Cities Initiative (GDCI), organização de referência global em mobilidade urbana. O objetivo é que as ruas da cidade sejam adaptadas às crianças-pedestres, com elementos como acessibilidade das calçadas, velocidades reduzidas, ampliação de refúgios, travessias e áreas de passeios, além de elementos lúdicos para tornar as ruas mais atrativas para as crianças e com sinalizações que chamem atenção dos condutores quanto à presença dessas pessoas na via.


Saiba mais em cttu.recife.pe.gov.br




Leia também:
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito
Escolas ganham nova rua de trânsito calmo no Recife
Intervenção urbana no Recife: Estudo Mobilize 2022




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário