Motociclistas são principal vítima de sinistros de trânsito em Recife

Em 2021, eles foram 81% entre os feridos e 25% das vítimas fatais nas vias da capital. Relatório lançado hoje (27) mostra ainda pequena redução (39%) nas fatalidades

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de julho de 2022

Blitz educativa foi realizada hoje (27), Dia do Mo

Blitz educativa foi realizada hoje (27), Dia do Motociclista

créditos: Josenildo Gomes/ CTTU

Os dados de sinistros de trânsito do Recife indicam que os motociclistas são as principais vítimas com ferimentos na cidade (70%); na sequência, eles aparecem também entre as maiores vítimas fatais (34%). Esses e outros dados estatísticos constam do Relatório de Segurança Viária Recife 2021 - Motociclistas, lançado nesta quarta-feira (27) pela Prefeitura da capital.  

 

Segundo o Relatório, 81% dos sinistros com vítimas feridas na cidade envolveram motociclistas. Também em 2021, houve um aumento de 5% no número de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas, que representaram 25% das vítimas fatais. Mas no período entre 2020 e 2021, por outro lado, observou-se uma redução de 39% no número de motociclistas mortos no trânsito da cidade. 

 

Nesta quarta, Dia do Motociclista, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou uma blitz educativa para sensibilizar os condutores de duas rodas sobre a necessidade de evitar fatores de riscos como o uso incorreto do capacete, o excesso de velocidade e a direção sob efeito de álcool. 

 

No Brasil, o número de internação de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito bateu recorde nos sete primeiros meses de 2021. Ao todo, foram registrados 71.344 ocorrências, número 14,3% maior que o registrado em 2020 e 8,3% mais alto que o computado em 2019, conforme dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego). 

 

Ações no Recife

As ações realizadas hoje na capital pernambucana foram desenvolvidas com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e fazem parte do Programa Piloto Seguro, que une fiscalização, educação para o trânsito, engenharia e gestão de dados para aumentar a segurança viária dos motociclistas.

 

A blitz contou com efetivo de agentes e orientadores de trânsito da CTTU, além de representantes do Samu Metropolitano, Operação Lei Seca, Detran, Abraciclo e Sindicato de Seguradoras (Sincor-PE). 

 

A publicação também indicou o perfil das vítimas fatais motociclistas: 91,3% eram condutores, 47,8% tinham entre 20 e 29 anos, 86,96% eram homens e 48% das ocorrências aconteceram no período da noite. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velocidade excessiva é o principal fator de risco a provocar sinistros de trânsito, responsável por uma em cada três mortes por sinistros de trânsito em todo o mundo. O uso do capacete também é um fator importante. A OMS alerta que o uso correto desse equipamento pode reduzir em 42% o risco de mortes e em 69% o risco de lesões graves.

 

Leia também:
Acidentes graves com bikes crescem 30% nos primeiros meses de 2021
Lei Seca será discutida nesta quarta (18) no Supremo Tribunal Federal
Excesso de velocidade cai 19% em Recife, revela pesquisa
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito
Mortes no trânsito: Brasil vai na contramão
Mortes no trânsito do Recife caem 29% entre 2017-2020


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário